Nos dias 19, 20 e 21 de junho uma representação da Comunicação do Tjap participou do Congresso.
Com o propósito de adquirir mais conhecimentos e trocar experiências exitosas para aprimorar a divulgação de informações do Poder Judiciário amapaense para a sociedade, uma representação da equipe da Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Amapá (Secom/TJAP) participa, no período de 19 a 21 de junho de 2024, em Fortaleza (CE), do XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom).
A edição deste ano, realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), teve como tema “Acesso aos direitos: da linguagem simples à Inteligência Artificial”. O evento foi pelo Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ), em parceria com outras instituições.
De acordo com a titular da Secom/TJAP, jornalista Bernadeth Farias, o Congresso é uma excelente oportunidade para o aperfeiçoamento de estratégias e atividades comunicacionais para que assessores de comunicação apliquem as técnicas adquiridas em seus estados.
“Conhecimento nunca é demais. Principalmente na comunicação pública. Os temas deste ano são excelentes e estão em destaque, pois o Poder Judiciário trabalha a linguagem simples e busca se adequar/aprender sobre Inteligência Artificial. Viemos aprender para usar essa expertise para nos ajudar no trabalho de informar sobre as ações do TJAP para o bem-estar social, conscientização sobre leis e direitos constitucionais”, comentou.
A comitiva do Tribunal de Justiça do Amapá presente no evento é formada pela secretária de comunicação do TJAP, jornalista Bernadeth Farias; chefe de seção e coordenador de jornalismo, jornalistas Aloísio Menescal e Elton Tavares, respectivamente; a assessora de gabinete Márcia Corrêa (também jornalista). Além dos gerentes de mídias sociais Amanda Diniz, Fernanda Miranda, Hugo Reis e Clarice Dantas.
Durante o Congresso de Comunicação houve palestras, desenvolvimento de painéis, oficinas e a realização de reuniões setoriais.
Durante o evento, jornalistas e assessores de comunicação do Sistema de Justiça, debatem experiências para a promoção da comunicação organizacional de qualidade. Ao todo, o Conbrascom conta com mais de 200 profissionais de 160 instituições.
O Fórum Nacional de Comunicação & Justiça é uma entidade sem fins lucrativos, composta por profissionais de comunicação que atuam em órgãos do Poder Judiciário, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas e instituições afins. A missão do FNCJ é colaborar para a construção de instituições do Sistema de Justiça mais democráticas e efetivas, nas quais a comunicação esteja a serviço do cidadão.