O projeto é inovador e de grande relevância social na avaliação do secretário de saúde da sede do município.

Em maio deste ano de 2024, a Prefeitura de Laranjal do Jari fez o lançamento do projeto “Defesa Civil na Escola: Aprender para prevenir”. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Defesa Civil Municipal, e conta com a parceria da Escola Municipal João Queiroga de Souza, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A ação faz parte de uma campanha mundial chamada “Construindo Cidades Resilientes” (Foto: ASCOM/PMLJ – Arquivo).

A ação faz parte da campanha mundial Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas, e tem como objetivo aprimorar a capacidade preventiva das populações residentes nas áreas de ressaca da cidade de Laranjal do Jari, reduzindo suas vulnerabilidades, diminuindo a exposição aos riscos de desastres existentes e fortalecendo a resiliência comunitária.

Segundo o coordenador do projeto, professor Cléber Mota, “as atividades socioeducativas desenvolvidas estão discutindo e replicando conhecimentos com alunos e a comunidade escolar local, preparando melhor a população para enfrentar os agravos ambientais e de saúde provocados pelos desastres de inundações do rio Jari”.

Nesse modelo, o projeto é uma proposta inédita no estado do Amapá, sendo executado de forma colaborativa e multidisciplinar, agregando saberes e fazeres em defesa civil e em favor da saúde da população.

Para o secretário Municipal de Saúde, Marcel Teddy, “o projeto defesa civil na escola é inovador e de grande relevância social, pois defesa civil e saúde caminham de mãos dadas, e todos os esforços da Administração do prefeito Márcio Serrão se juntam para garantir a proteção e o bem-estar da população”.