Governo do Estado garantiu a participação de artesãos de Macapá, Mazagão e Ferreira Gomes no evento.
Com apoio do Governo do Estado, o artesanato local teve o estande do Amapá como um dos mais movimentados na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira do segmento da América Latina. Foram mais de 5 mil expositores no evento realizado em Olinda, em Pernambuco. A programação encerrou no domingo, dia 14.
O Governo do Amapá garantiu toda a logística para o envio de mais de 2,1 mil obras em madeira, argila, sementes, fio e fibra, miçangas e materiais de reutilização. Os seis artesãos de Macapá, Mazagão e Ferreira Gomes também receberam o suporte necessário.
Os trabalhos dos artesãos amapaenses foram considerados como belas obras de arte, com os artesão recebendo os parabéns dos visitantes-compradores e reconhecimento pela qualidade e mensagem que cada obra carrega.
A seleção dos amapaenses participantes na Fenearte foi efetivada por meio de edital de Chamamento Público, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo. As peças foram transportadas no caminhão baú do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
O artesão amapaense Celso Valadares é um veterano na Fenearte. Com 25 anos de profissão, esta foi a quinta participação dele no evento.
Calendário do Artesanato Amapaense
O Governo do Amapá elaborou um calendário de participação dos artesãos em feiras do segmento no âmbito nacional. São eventos que ocorrem em quatro estados brasileiros, no período de maio a dezembro. Entre eles, está a 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que acontece no mês de agosto, e a 53ª Expofeira Agropecuária.
Ficou assim o calendário até o fim do ano:
Agosto: participação de artesãos na 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo (SP);
Setembro e Outubro: programações locais, como a 53ª Expofeira Agropecuária; e
Dezembro: 34ª Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte (MG).