Josiel Alcolumbre – Jornalista
Os acontecimentos culturais realizados no Estado do Amapá são sustentados por uma lógica que se enraíza na história, nas tradições e na realidade social dos povos daqui.
O que acontece em Mazagão Velho, importante distrito do município de Mazagão, é algo extraordinário e muito bom de ser visto e vivido. São demonstrações que levam a todos refletirem e se posicionarem no sentido de viver e conviver com o tempo em que os fatos aconteceram.
Tive a oportunidade de estar em Mazagão Velho participando da festividade de São Tiago, uma das mais importantes para a cultura no Amapá. Todos os anos, faço questão de estar presente e me sinto muito feliz em celebrar essa tradição que fortalece nossas raízes.
A celebração retrata a África do século 18, na representação da fundação da Vila de Mazagão Velho pela coroa portuguesa em 1770 e, reativa a memória do ‘Mazagão Original’ as batalhas entre mouros e cristãos que são encenadas como representação da história.
Recentemente o Governo do Amapá atuou junto ao Ministério do Turismo para o reconhecimento dessa que é uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do estado e, por isso, as festividades de São Tiago foram incluída no calendário nacional do Ministério do Turismo, uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos e festividades de todo o país e amplia a oferta regional de programações turísticas.
Para os agentes de turismo, tanto do Governo do Amapá como das empresas especializadas, a definição agrega valor às celebrações locais e tem a possibilidade de transformar Mazagão Velho em um dos destinos turísticos na Amazônia.