A redução foi de 0,23%. Todos os outros colégios de eleitores amapaenses tiveram aumento no n.º de leitores aptos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o número de eleitores que estão aptos a votar nas 10 zonas eleitorais instaladas no Estado do Amapá e que são os executores das eleições municipais de 2024.

Macapá, que conta com duas zonas eleitorais (a 2.ª Zona e a 10.ª Zona) é o colégio que concentra o maior número de eleitores em todo o Estado e que viu, na divulgação da último levantamento do TSE, encolher o número total de eleitores aptos passando de 311.547 eleitores para 310.818 eleitores, uma diminuição equivalente a 0,23% ou 729 eleitores aptos a menos para votar nas sessões eleitorais de Macapá.

É a primeira vez que esse registro é feito nesse sentido. Em todos os levantamentos publicados sempre havia crescimento no número de eleitores no município de Macapá, onde está concentrado mais da metade do eleitorado estadual.

Oiapoque, que contém a 4.ª Zona Eleitoral, foi a unidade que mais cresceu em número absoluto, passando de 21.266 eleitores para 24.120 eleitores, um crescimento equivalente a 23,42%.

Relativamente, entretanto, o município que apresentou maior crescimento no número de eleitores aptos foi Cutias, que registra um aumento no eleitorado apto a votar em 2024 em 37,23% passando dos 5.054 eleitores para 6.936 eleitores.

Essas alterações positivas e negativas no número de eleitores precisam ser consideradas pelos partidos e seus respectivos candidatos, uma vez que influenciam tanto na eleição para prefeito e vice-prefeito, como e, principalmente, na eleição para vereador.

Com relação à biometria, a grande maioria dos eleitores aptos a votar, residentes no Estado do Amapá, usarão essa tecnologia: são 535.406 (93,73%) que usarão a biometria para votar, enquanto, 35.842 (6,27%) não estão habilitados a votar usando esse meio.

Macapá apresentou redução do número de eleitores nos últimos dois anos (Foto e quadro: Arquivo JAA).