Josiel Alcolumbre – Jornalista

Começa amanhã, dia 20 de julho, o prazo para a realização das convenções partidárias e convenções das federações. Um momento especial para os filiados que pretendem ser candidatos e que se preparam para a jornada que começa logo depois do registro da candidatura de cada pretendente à vaga de prefeito ou a uma das 23 vagas na Câmara Municipal de Macapá.

Aqui, em Macapá, e em todas as sedes dos municípios do Estado e do Brasil, os partidos se preparam para o dia da escolha, o dia da primeira apresentação dos seus candidatos ao eleitorado.

Macapá e Santana, com as duas maiores concentrações de eleitores, prendem mais a atenção da mídia e dos partidos, mas, igualmente importantes e decisivas, são as convenções dos partidos nas sedes dos municípios do interior do Estado.

A convenção é uma grande festa do partido político ou dos partidos políticos que integram uma federação. É a oportunidade para que os filiados e aqueles que simpatizam com o partido, conheçam os seus candidatos, aqueles que abrirão as frente de trabalho político para a conquista dos votos no dia 6 de outubro.

A eleição para prefeito pode ter “dois tiros” – um no primeiro e outro, no segundo turno de votação. O primeiro dia 6 e o segundo dia 27 de outubro.

A eleição para vereador é de um “tiro só”, ou seja, tudo fica definido no dia 6 de outubro, experimentando o novo cálculo, sem eliminação de partidos, fato que merece a atenção e estudo dos auxiliares de campanha de cada candidato.

O exercício democrático do cidadão deve ser levado ao extremo, nesse momento para fazer prevalecer as regras e o sentimento democrático fundado no princípio de que o poder emana do povo.