O ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) deve adiar novamente o início da vigência da portaria nº 3.665, que trata sobre o funcionamento do comércio aos domingos e feriados. A medida passaria a valer a partir de 1º de agosto, conforme a definição publicada no Diário Oficial no dia 27 de maio.

ÚLTIMOS DIAS

Os partidos políticos têm até o dia 5 de agosto, segunda-feira, para realizar as convenções respectivas para escolher os seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A movimentação de bastidores é intensa e os balões de ensaio políticos estão sendo testados, diretamente, na internet.

VAGAS EM MACAPÁ

Em Macapá serão escolhidos um prefeito, um vice-prefeito e 23 vereadores. A cada ano que passa a disputa é mais acirrada e os interesses também são maiores. Para os militantes, um prato cheio para testes de popularidade, seja do candidato seja dos cabos eleitorais, cada vez mais inventivos e inovadores no procedimento.

 MENOS ELEITORES EM MACAPÁ

Em Macapá, para as eleições de 2024, o número de eleitores aptos é menor, em 729 eleitores do que aqueles atos para as eleições de 2022. O fato é inusitado e os candidatos ao cargo de vereador, principalmente, começam a fazer contas com relação ao coeficiente eleitoral, importante para a definição da eleição.

A CONFERIR

Os municípios de Cutias do Araguari e Itaubal, estão com o número de eleitores aptos a votar, em 2024, maiores do que a população residente naqueles municípios. Uma questão que precisa ser aferida com mais cuidados. Como os números do TSE são mais recentes e com base em apuração presencial. Pode estar certo, o que implica que os números do IBGE estão errados.

ZONAS ELEITORAIS

Macapá, que soma o maior número de eleitores aptos, mais da metade de todo o estado, 310.818 eleitores, conta com os seus eleitores distribuídos em duas Zonas Eleitorais. A 2.ª Zona, a maior, com 176.626 eleitores. A 10.ª Zona, com 151.038 eleitores, que ainda acumula 6.936 eleitores de Cutias e 9.910 de Itaubal.