Amapá, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, L. Jari, Mazagão, Pedra Branca, Pracuúba e Vitória do Jari no radar.
O União Brasil 44 disputa, pela primeira vez, uma eleição municipal no Estado do Amapá e dá a impressão que vem disposto a fazer história por aqui. O União Brasil (UNIÃO) é um partido político brasileiro majoritariamente de centro-direita que surgiu da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), aprovada por ambas às agremiações em 6 de outubro de 2021.
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, em sessão administrativa, o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil (União), uma resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). À legenda foi atribuído o número 44 para as urnas.
A fusão e a incorporação de partidos estão previstas na Lei nº 9.096/1995, a chamada Lei dos Partidos Políticos. No artigo 29, a norma determina que os diretórios nacionais das legendas são livres para deliberar sobre a fusão de uma ou mais siglas ou, ainda, sobre a incorporação à outra, desde que respeitando a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.
O grupo político que assumiu o União Brasil, no Amapá, é capitaneado pelo senador Davi Alcolumbre que também era a figura de proa do DEM antes da fusão e partido pelo quão se elegera senador e presidente do Congresso.
A vocação pelo desenvolvimento tem sido a tônica orientada para gerenciar o União Brasil (44) e, acreditam os seus dirigentes que o desenvolvimento do Estado do Amapá precisa vir do interior para a Capital e, por isso, entende que fortalecer o interior do estado, melhorando a vida das populações que vivem em trabalham n o interior é a medida que se impõe.
Assim é que, das 16 prefeituras municipais, o União44 lançou candidatos a prefeito em 10 delas: Amapá, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Mazagão, Pedra Branca, Pracuúba, Tartarugalzinho e Vitória do Jari.
Nas outras 6 prefeituras é um apoiamento considerado importante para o desenvolvimento da campanha.
Em 2020, ainda como DEM, o grupo elegeu 5 prefeitos da sigla: em Amapá reelegeu Carlos Sampaio, em Laranjal do Jari reelegeu Marcio Serrão; em Pedra Branca, reelegeu Beth Pelaes; em Tatarugalzinho elegeu Bruno Mineiro e, em Vitória do Jari, elegeu Ary Duarte.
Entre os vereadores o DEM elegeu para a Cãmara Municipal de Macapá, Claudio Rosa, Gabriel Andrade.
Este ano, como União, apresenta uma nominata com 14 candidatos e 8 candidatas, no total de 22 pleiteantes às 23 vagas oferecidas pela Câmara Municipal de Macapá