Rodolfo Juarez – interino
A quatro dias das eleições municipais de 2024 o quadro das escolhas do eleitor e da eleitora está sendo definido e as nominatas habilitadas para o grande concurso público, oferecido pela democracia popular, começa a apresentar os seus componentes com maior e menor potencial de voto.
Todos os atuais vereadores estão concorrendo, com apenas uma alteração na lista original apurada em dezembro de 2020, devido ao falecimento de um dos vereadores eleitos e empossado, logo nos primeiros meses do mandato em 2021.
Para as eleições municipais de 2024, estão habilitados 172 homens (65,17%) e 92 mulheres (34,85%), um total de 264 candidatos, distribuídos em 15 nominatas, na disputa pelo voto de cada um dos 210.818 eleitores e eleitoras aptos a votar no próximo domingo, dia 6 de outubro de 2024.
A expectativa é pelo comparecimento, em grande número, do eleitor, ou da eleitora, à sessão eleitoral em que está habilitado, ou habilitada, para exercer o direito de votar e participar da escolha daqueles que vão formar o quadro de eleitos à Câmara Municipal de Macapá.
O eleitor, ou a eleitora, não pode se queixar da falta de alternativa de candidatos e candidatas preparadas para o exercício do mandato. Essa dificuldade está completamente afastada no pleito deste ano.
Dos 264 nomes, 23 serão escolhidos para compor o Poder Legislativo do Município de Macapá, para um cargo atraente pelo que representa e pelo que paga, como subsídio, para aqueles que tiverem o mandato como resposta do eleitor à sua capacidade de convencimento e do que pode oferecer como melhor para representar as aspirações do povo na gestão municipal que começa de janeiro.