Tomaram posse no cargo: Júlio Luiz de Medeiros Alves Lima Kuhlmann; Aline Cristina Lopes da Silva; Sophia de Moura Leite; Danilo de Freitas Martins; e Caroline Montenegro de Almeida.

O procurador-geral de justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Paulo Celso Ramos dos Santos, conduziu a Sessão Pública Solene realizada nesta sexta-feira (27), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, que empossou cinco novos promotores de justiça substitutos. Tomaram posse no cargo: Júlio Luiz de Medeiros Alves Lima Kuhlmann; Aline Cristina Lopes da Silva; Sophia de Moura Leite; Danilo de Freitas Martins; e Caroline Montenegro de Almeida.

Os cinco novos promotores de justiça substitutos que tomaram posse no MP/AP (Foto: Ascom do MP).

Compondo o Colegiado, além do PGJ, a corregedora-geral, Estela Sá, e os procuradores de justiça: Clara Banha; Socorro Milhomem; Márcio Alves; Judith Teles; Nicolau Crispino, Joel Chagas; e Alcino Oliveira. A procuradora de justiça Ivana Cei, fez sua participação por meio virtual, compondo a mesa de autoridades como conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ouvidora nacional.

Iniciando o rito, o procurador Joel Chagas leu os Termos de Posse e, em seguida, a empossanda, Aline Lopes, procedeu com a leitura do juramento com os cinco afirmando o compromisso legal com a instituição Ministério Público. Em seguida, foram empossados pelo PGJ.

Em nome dos novos integrantes, Júlio Kuhlmann discursou destacando: “Nosso compromisso é acima de tudo com o povo amapaense. Prometemos honrar a história desta instituição, agir com responsabilidade e dedicarmos incansavelmente à construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Que nossa atuação seja sempre pautada pelo respeito, pela coragem e pelo compromisso inabalável com a sociedade tucuju. Muito obrigado!”.

“Suas chegadas não representam apenas adição à nossa equipe, mas uma renovação do espírito da nossa instituição. Cada um de vocês traz consigo um compromisso renovado com ideais da República e da Justiça, princípios que devem ser a base de nossas ações e decisões. Celebramos, portanto, não apenas uma nova fase em suas vidas profissionais, mas também a continuidade de uma longa história de lutas e conquistas que moldaram a instituição que somos hoje. Tenho certeza de que os senhores e as senhoras estão preparados (…).”, ressaltou José Barreto, em nome dos membros do MP-AP.

A corregedora-geral aconselhou para que persistam em seus propósitos, mas nunca desistam de honrar este juramento de obediência e respeito à Constituição Federal, às demais leis e sobretudo às normas internas que regem a carreira. “Saibam que encontrarão uma instituição que se moderniza e se reinventa a cada dia para fazer frente às novas demandas apresentadas. A atuação tem que ser eficiente, efetiva, comprometida e responsável”, disse Estela Sá.

Em seu pronunciamento, a conselheira do CNMP ressaltou que toda cooperação possível será necessária na elevada tarefa de prestação de justiça e satisfação dos direitos. “Precisamos saber ouvir, interagir, nos fazer presentes em cada rincão do Estado, somos essenciais e devemos permanecer assim”, afirmou Ivana Cei.

A missão institucional e a atuação dos membros do Ministério Público na construção de uma sociedade mais justa deram o tom do discurso do PGJ. “Hoje damos boas-vindas a cinco novos promotores de justiça. Esta é uma ocasião de grande importância, não apenas para os empossados, mas para toda a sociedade amapaense que será diretamente impactada pelo trabalho e dedicação desses valorosos servidores públicos. Parabéns e que seus trabalhos sejam sempre pautados pela honra e pelo compromisso com a justiça e com esse povo que hoje os acolhe”, saudou Paulo Celso Ramos.

Compuseram, ainda, a mesa de honra, o procurador-geral do Estado (PGE), Thiago Albuquerque, representando o governador do Estado, Clécio Vieira; presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho; conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP), Regildo Salomão; presidente da Associação dos Membros do MP-AP (Ampap), promotor de Justiça José Cantuária Barreto; presidente da OAB/AP, Auriney Brito.

Membros e servidores do MP-AP, familiares e amigos dos empossados prestigiaram o evento, que teve transmissão, ao vivo, pelo Canal do MP-AP no Youtube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais pelos intérpretes: Kairon Almeida, Cristiane Santiago e David Oliveira.