O foco da publicação é a alimentação fora do lar nos meios de hospedagem e nos atrativos turísticos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio/AP), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/AP), fez publicar um diagnóstico sobre o turismo no Estado do Amapá, com foco na alimentação fora do lar nos meios de hospedagem e nos atrativos turísticos públicos e privados nos 16 municípios do Estado, com o objetivo de avaliar a situação atual do turismo e identificar áreas que necessitam de melhorias.

Paulo Uchoa e Marquinhos, dirigentes históricos da Fecomércio/AP com Rodolfo Juarez, editor do JAA (Foto: Arquivo JAA)

O diagnóstico faz uma análise do estado atual do turismo no Amapá  n os segmentos em estudo e tem a finalidade de identificar os desafios enfrentados pelos diversos setores e fornecer dados para as soluções possíveis como, também, encontrar uma forma de promover o desenvolvimento sustentável da setor.

Na avaliação dos organizadores da publicação, o assunto é de extrema relevância tanto no apoio como no subsídio documental que pode ser adotado para o desenvolvimento de outros modos econômicos locais, como e principalmente, o comércio.

O documento, também, pode servir como base de dados na definição de estratégias no desenvolvimento e otimização dos trades nacional e internacional, bem como gerar possibilidades para o crescimento da importância econômica da atividade turística no Estado do Amapá.

Na avaliação dos operadores do turismo no Amapá, o setor tem crescido nos últimos anos, impulsionado pela divulgação das belezas culturais e naturais que podem ser listadas, por outro lado, os comerciantes locais têm investido em infraestrutura e em ações que estão refletindo na preservação ambiental possibilitando a sustentabilidade do setor.

O dirigentes históricos da Fecomércio/AP e do Sindicato dos Lojistas, Paulo Uchoa e Marcos Antônio Marque Cardoso, o Marquinho do Palácio dos Esportes foram os portadores da publicação “Turismo no Amapá 2024”, até a redação do Jornal Aqui Amapá.