Os aparelhos serão instalados no Centro de Radioterapia em construção no bairro Infraero 2, na Zona Norte.
A saúde do Amapá começa a viver um dos momentos mais especiais e históricos, principalmente para os pacientes oncológicos. Já estão no estado os primeiros equipamentos de radioterapia para tratamento de pessoas com câncer na rede pública de saúde.
Os aparelhos, adquiridos pelo Governo do Amapá, com articulação do senador Davi Alcolumbre, são um acelerador linear, uma braquiterapia e todos os sistemas de planejamento de tratamento. A ação integra o Plano de Governo da atual gestão, que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável.
“É um momento histórico e de muita emoção, que neste dia especial, 13 de setembro, em que o povo amapaense se une para celebrar a data magna do estado, aniversário do ex-Território do Amapá, a gente receba os equipamentos de radioterapia, que traz esperança para a vida de tantas pessoas e famílias de pacientes que lutam contra o câncer. É um marco para a saúde pública do nosso estado. Nós sabemos que ainda estamos distantes do que queremos oferecer à população, mas todas as vitórias devem ser celebradas. Agora as pessoas vão poder fazer o tratamento de radioterapia no Amapá, com total apoio de seus familiares, que sem dúvida faz grande diferença”, destacou o governador Clécio Luís.
Os investimentos na aquisição do material, que desembarcou no Distrito Industrial de Santana, nesta sexta-feira, 13, somam mais de R$ 16 milhões e são oriundos do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde (PER-SUS). Com os aparelhos em território amapaense agora inicia o cronograma de instalação e comissionamento dos aparelhos e softwares. O funcionamento será no primeiro Centro de Radioterapia do Amapá.
“Estamos vivendo o cumprimento de mais uma estratégia do plano de gestão do governador Clécio Luís para a saúde pública do estado. Com esses aparelhamentos podemos afirmar que é uma grande vitória para a nossa população”, destacou a secretária de Estado da Saúde (Sesa), Débora Okabaiashi.
Os serviços que serão ofertados com estes equipamentos são os tratamentos de radioterapia externa conformacional e braquiterapia ginecológica. O Brasil possui cerca de 370 aparelhos, semelhantes ao que o Amapá recebeu e dos quais 163 estão no estado de São Paulo.
“Os equipamentos para o novo Centro de Radioterapia, que será o primeiro do estado, já estão em Macapá. Todo esse material permitirá aos pacientes o tratamento aqui no estado, muito em breve, sem a necessidade de deslocamento, para realizar os atendimentos de radioterapia, que muitas vezes demoravam para acontecer, mas está chegando o momento de proporcionar este atendimento tão esperado”, enfatizou a secretária ajuntada da Sesa, Cássia Klein.
Centro de Radioterapia
O Centro de Radioterapia do Amapá, que está com as obras em pleno andamento, será ligado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia. O prédio está localizado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá.
A unidade terá equipamentos de alta tecnologia, produzidos no Vale do Silício, nos Estados Unidos, como o acelerador linear, que abrange o tratamento em áreas diferentes do corpo, e ainda outro voltado para a braquiterapia, com atuação pontual e interna no corpo do paciente.