Rodolfo Juarez – interino
Bem! Chegou o dia. No domingo os eleitores aptos a votar precisam lembrar que têm esse compromisso.
O grande momento do processo eleitoral é o momento da votação. Todos os outros acontecimentos têm importância relativa, pois dependem da vontade dos dirigentes partidários e, diretamente, dos candidatos, agora, o exercício do voto, além de ser um dever é uma obrigação.
Não se fala aqui da obrigação legal, constitucional, mas da obrigação social de escolher o melhor.
No momento do voto você deve escolher aquele candidato ou aquela candidata que lhe parece mais preparado ou mais preparada para o exercício do cargo, seja de prefeito, vice-prefeito ou de vereador.
Às vezes você nem sabe o nome do candidato a vice-prefeito, mas isso é importante saber, uma vez que o vice-prefeito é quem substitui o prefeito em suas faltas ou impedimentos segundo a Lei Orgânica Municipal.
O vereador também precisa ser bem selecionado pelo eleitor. É o vereador quem vai representar a população na gestão municipal discutindo os problemas da sociedade local, organizando a solução desses problemas em projetos de lei e defendendo a aprovação durante as discussões antes da votação no Plenário da Câmara.
O candidato a vereador ou candidata a vereadora em quem você vai votar, também pode ser o futuro presidente da Câmara Municipal e, por isso, entra na linha de sucessão do prefeito. .