A programação encomendada pela prefeitura vai ser sob a orientação do prefeito que sai, Carlos Sampaio.

Amapá, sede do município de mesmo nome, localizada a 226,27 km de Macapá, em linha reta, e a 304 km por estrada, é um dos mais importantes e promissores polos de desenvolvimento do Estado.

A prefeita eleita Kelly Lobado (União Brasil) só toma posse em janeiro, mas já toma pé da situação da prefeitura que vai dirigir (Foto: Arquivo JAA).

Desde o começo de abril do ano passado (2023), quando foi inaugurado o Campus Tecnológico Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (Campus da Ueap) que o município de Amapá teve reconhecida sua vocação para o setor agropecuário, um avanço esperado por 17 anos, tempo que tem a própria UEAP de criação.

O município de Amapá também tem outras características importantes, além daquela condição histórica de ter sido designado para ser a capital do Território Federal do Amapá – o que foi por, pelo menos, 6 meses.

Dentre aquelas características está a visão do eleitor de Amapá. Este ano de 2024 elegeu uma mulher para ser a prefeita de todos. Assim como 4 das 9 cadeiras na Câmara Municipal de Amapá serão ocupadas, a partir do inicio do ano que vem, por 4 mulheres sendo uma odontóloga, duas professoras e uma estudante. A prefeita Kelly Lobato vai completar 46 anos no dia 15 de novembro. O vice-prefeito é Dorival Sobral.

Por isso, o município que completa 123 anos vai experimentar um comando equilibrado entre os 6 homens e as 5 mulheres e uma população de 7.943 (Censo IBGE/2022).

As atrações nacionais e regionais já anunciadas farão a festa dos 123 anos de criação do município anunciando um tempo que dará sequência ao trabalho considerado bom do prefeito Carlos Sampaio que sai no final do ano, depois de comandar o município por 2 mandatos ou 8 anos.

Carlos Sampaio preparou uma programação de aniversário que conta com Jonas Estácio, DJ Lorran, Banda AR-15 e Som Trepidante. O encerramento da programação é hoje, mas desde domingo, dia 20, veem os festejos.