O novo endereço foi possível devido a adaptação do Centro Comunitário de Ipixuna Miranda, na zona rural de Macapá.

O Centro Comunitário foi adaptado para que, no local, funcione a Escola Estadual (Foto: GEA).

Em cerimônia marcada pela emoção, o governador Clécio Luis entregou, no dia 8/11, o prédio onde passará a funcionar a Escola Estadual João Amanajás, na comunidade ribeirinha Ipixuna Miranda, Zona Rural de Macapá.

O espaço, que antes era o centro comunitário da localidade, passou por adaptações que vão permitir que os estudantes voltem a ter aulas 40 dias após o incêndio que impactou o prédio original da escola.

Antes, o Centro Comunitário contava apenas com telhado, banheiros e um muro baixo. A obra englobou a construção de quatro salas de aula, rede elétrica e hidráulica, novas passarelas e pintura. Além disso, a escola é entregue com um mobiliário completamente novo, com centrais de ar e quadros de vidro.

“Estivemos aqui imediatamente depois do incêndio da escola, em setembro, e nos comprometemos naquele momento em reformar o centro comunitário, para transformar em uma escola provisória. E agora estamos aqui, um pouco mais de um mês depois, cumprindo a nossa promessa. Isso demonstra a prioridade que a educação tem em nossa gestão”, ressaltou o governador Clécio, na ocasião.

A escola atende turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, além de atender o ensino fundamental II e o ensino médio de forma modular. São recebidos alunos das comunidades Foz da Pedreira, Rio Bacaba, São Raimundo do Paraíso e do município de Pracuuba.

Durante a programação de entrega, os alunos fizeram a declamação de poemas e a apresentação de um coral.

O prédio, mesmo provisório, vai abrigar os alunos até que a escola definitiva seja construída, incumbência dada à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).