Josiel Alcolumbre – Jornalista

A 50 dias das eleições para a presidência do Senado, o senador amapaense Davi Alcolumbre, desponta como favorito para vencer o pleito depois de costurar importantes apoios dos partidos e dos seus pares, além de despertar a confiabilidade de lideranças políticas como a do presidente Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para ser eleito presidente do Senado, que conta com 81 senadores, o candidato precisa ter a maioria absoluta dos votos possíveis, isto é, 41 votos. No momento, ainda em novembro de 2024, já estão contabilizados 44 votos, sendo: 14 do PL, 9 do PT, 7 do PP, 7 do União Brasil, 4 do PSB, 3 do PDT.

O Republicanos (4), PSD (15), MDB (10), Podemos (6), o Novo (1) e o PSDB (1) são os que ainda não se decidiram, mas, estão em conversação dom o candidato Davi.

Davi Alcolumbre foi o 66° Presidente do Senado Federal do Brasil, de 1 de fevereiro de 2019 a 1 de fevereiro de 2021. De ascendência marroquina, foi o primeiro judeu a assumir a presidência do Senado.

Em 2019, enquanto presidente da República em exercício, assinou o decreto que regulamenta a transferência definitiva das terras da União para o Estado do Amapá, atendendo a uma reivindicação do governo amapaense que tramitava havia de trinta anos.

 Filho de Samuel José Tobelem e de Júlia Peres Alcolumbre, Davi Alcolumbre nasceu em Macapá no dia 19 de junho de 1977. Comerciante, em 1996 tornou-se membro da Associação Comercial e Industrial do Amapá.