O Republicano Trump já conta com 292 delegados contra 224 da Democrata. Faltando a definição de 22.

O ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano), 78 anos, venceu as eleições contra a vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata), 60 anos, e se tornará o 47º presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da mídia norte-americana. O novo mandato será o 2º de Trump à frente da Casa Branca. Ele comandou o Executivo do país de 2017 a 2021. Seu vice é J.D. Vance, senador pelo Estado de Ohio.

Donald Trump sofreu duas tentativas de assassinato durante a campanha para a Presidência. A primeira foi em 13 de julho, durante um comício na Pensilvânia, e a 2.ª, em 15 de setembro, na Flórida (Foto: Foto: Arquivo JAA).

Segundo dados de apuração publicados pela Associated Press até as 15h (horário de Brasília) desta 4ª feira (6.nov.2024), o republicano obteve 292 delegados. Kamala teve 224. São necessários 270 dos 538 delegados para vencer o pleito no Colégio Eleitoral.

A apuração ainda não acabou. O Colégio Eleitoral tem até 17 de dezembro para oficializar a vitória de Trump. A diplomação do resultado pelo Congresso norte-americano será em 6 de janeiro de 2025. A posse, em 20 de janeiro.

A campanha

A campanha eleitoral de Trump se concentrou em temas como economia e imigração e foi repleta de críticas aos adversários. Para seu 2º mandato, Trump pretende cortar mais impostos que em sua gestão anterior e implementar tarifas mais abrangentes.

O republicano também quer acabar com o imposto de renda sobre gorjetas, horas extras e benefícios da Previdência Social. Além disso, o presidente eleito quer aumentar as tarifas sobre importações: 60% para produtos chineses e até 20% para mercadorias de outros países.

Durante o debate contra Kamala Harris realizado pela ABC News em 10 de setembro, a fala de Trump sobre imigrantes que moram em Springfield (Ohio) ganhou destaque. Na ocasião, o então candidato afirmou que os estrangeiros estariam comendo animais de estimação.

No período inicial de sua campanha, ainda contra Joe Biden, Trump direcionou críticas a seu opositor, em especial a respeito de sua idade. Em junho, o republicano compartilhou um vídeo com um compilado de gafes cometidas pelo atual presidente.

A idade do democrata, 81 anos, foi um dos alvos centrais de críticas do hoje presidente eleito, 3 anos mais novo, e seus apoiadores no início da corrida eleitoral. Biden desistiu de concorrer à reeleição em 21 de julho, dando espaço à Kamala Harris para representar o Partido Democrata.

Trump também sofreu duas tentativas de assassinato durante a campanha para a Presidência em 2024. A 1ª foi em 13 de julho, durante um comício em Butler, na Pensilvânia.

O então candidato foi atingido por um tiro de raspão em sua orelha direita. Foi retirado do palco às pressas. O suspeito, identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi morto pela polícia. Outra pessoa que estava no comício também morreu.

O republicano compareceu à Convenção Nacional Republicana 2 dias depois do episódio, com um curativo onde foi acertado pelo tiro. Seus apoiadores aderiram ao item em forma de apoio.