O dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, é o Dia do Halloween ou Dia das Bruxas.
Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.
O Samhain também tinha um significado místico, uma vez que os celtas acreditavam que, durante o festival, que acontecia anualmente em 1º de novembro, as barreiras que separavam o mundo dos mortos e o mundo dos vivos deixavam de existir. Com isso, acreditava-se que as almas dos mortos do último ano poderiam vagar pela Terra.
Durante o Samhain, os celtas realizavam celebrações com fogueiras e com fartura de alimentos. As fogueiras (ou lanternas) tinham como objetivo manter os mortos longe dos vivos e eram acesas nos diversos locais em que se comemorava o Samhain. Os alimentos serviam para homenagear os mortos e para celebrar as colheitas que os abasteceriam durante o inverno.
A importância da festa cristã que surgiu a partir da tradição pagã é tão grande que o termo “Halloween” se originou da comemoração católica que existia na véspera do Dia de Todos os Santos. Sendo assim, “Halloween” é uma contração na língua inglesa de “All Hallows’ Eve”. A associação direta pode ser feita com o termo que passou a ser usado na Escócia: Hallows Een.
Origem
O surgimento do Halloween aconteceu em algum momento entre o século XIV e o século XVIII e tem total relação com a cristianização das áreas que praticavam o Samhain (Irlanda, Escócia e País de Gales). Uma prática muito comum da Igreja Católica, durante a cristianização da Europa, era a de criar festividades cristãs na mesma data em que eram realizados festivais pagãos.
Isso era uma forma de cristianizar as pessoas e de, ao mesmo tempo, apagar os traços da religião anterior, e não foi diferente com os povos celtas.
No período da Alta Idade Média, a Igreja possuía uma festa chamada All Saints Day, ou Dia de Todos os Santos, em português. Essa data era celebrada em maio, na data em que os romanos celebravam um festival para afastar espíritos malignos.