Rodolfo Juarez
LEGADO
No próximo dia 14 de dezembro duas datas merecem destaque no setor econômico e industrial do Estado do Amapá: a fundação da Federação das Indústrias do Estado do Amapá – Fieap, em 14 de dezembro de 1990 e a assinatura do Convênio de Delegação 09/2002, atribuindo à Companhia Docas de Santana a condição de Autoridade Portuária.
SESI e SENAI
Com a fundação da Federação das Indústrias do Estado do Amapá foi aberta a possibilidade da instalação, no Estado, dos departamentos regionais do SESI e do SENAI, além do Instituto Euvaldo Lodi, este encarregado da relação do setor industrial com as organizações de ensino superior, federal ou não, especialmente na colocação de estagiários.
BRAÇOS
No momento SESI e SENAI, desde julho de 2013, estão há 11 anos sob intervenção dos respectivos departamentos nacionais. O SESI é o braço da indústria no apoio social, educacional e de saúde, enquanto o SENAI é o braço da indústria no apoio técnico e tecnológico e de educação especializada.
CDSA
A Companhia Docas de Santana – CDSA, criada pelo Decreto Municipal n.º 459, de 29 de outubro de 2001, em função da Lei Autorizativa n.º 545, de 19 de outubro de 2001, apresentada, discutida, votada e aprovada pela Câmara Municipal de Santana, recebeu a incumbência legal de ser a autoridade portuária e a incumbência de exploração e administração do Porto Organizado de Macapá.
DELEGAÇÃO
O Convênio de Delegação n.º 9, de 14 de dezembro de 2001, foi complementado pelo Termo de Contrato de Cessão Real de Uso n.º 01, de 27 de fevereiro de 2003, onde ficou estabelecido a cessão, a título gratuito, de moveis, imóveis, equipamentos e as áreas pertencentes à CDP, em Santana, no Estado do Amapá.
PRAZO
A cláusula quinta do Termo de Contrato de Cessão Real de Uso estabeleceu a cessão de uso por 25 anos, prorrogável por igual período, de comum acordo com interesse das partes contratantes. No próximo dia 27/02/2025 vencerá o 22.º ano do prazo que tem a CDSA para continuar interessada em ser a Autoridade Portuária do Porto de Macapá.
DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO DOS HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
A escolha desta data remete a um caso de violência contra as mulheres que chocou o mundo. Em 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma, simplesmente porque ele não admitia que mulheres frequentassem o curso de engenharia, área tradicionalmente masculina.