A associação Intérprete de Libras no Amapá promete criação de materiais educativos e acesso à informação.

Com o objetivo de garantir maior acessibilidade a serviços de saúde para pessoas surdas, o Governo do Estado e a Associação Intérpretes de Libras do Amapá (Astilap) firmaram parceria, por meio de termo de fomento, para a realização da capacitação de profissionais, criação de materiais educativos e de acesso à informação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O empenho dos dirigentes da Astilap e do Governo do Estado se justifica pela absoluta necessidade do programa (Foto: Secom/GEA).

O investimento é voltado para desenvolver tecnologias que promovam a popularização do acesso à saúde da população amapaense surda. No âmbito estadual, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) será responsável pela execução do projeto, que terá um prazo de duração de cinco meses.

Edivan Andrade, secretário da Setec garantiu que “toda a população, e também as pessoas surdas, tenham acesso a serviços de saúde e a maior prioridade do Governo do Estado; por isso, investir em tecnologia e educação é mais uma importante ação que estamos realizando para garantir dignidade e melhorar o atendimento dessa parcela do povo amapaense”.

Para a Astilap, a iniciativa vai contribuir, significativamente, para melhorar o atendimento médico da pessoa surda, principalmente, no que se refere à comunicação entre paciente e equipe médica.

Os recursos para o desenvolvimento do projeto foram obtidos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Rodolfo Vale.