Josiel Alcolumbre – Jornalista
A aproximação das festas do Natal representa para o microempreendedor individual, para os pequenos empreendedores e para os empreendedores de maior porte, a principal data para negócios.
Este ano, especialmente, se pôde observar que o consumidor estava disposto gastar, seja investindo em bens duráveis, ou naqueles de consumo imediato, ativando os negócios daqueles que aguardaram o ano todo, cheio de expectativa, para justificar a investida no mundo negocial, mesmo nos micro negócios.
O Sebrae do Amapá, ou Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foi criado em 5 de junho de 1972, portanto, há 52 anos, aproveitando a proposta de cooperação do CEBRAE, vinculado ao Governo do Território Federal do Amapá. Entre as entidades que participaram a criação Sebrae no Amapá, estão a Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), o BNDE, a Finep, a ABDE e o Governo do Amapá.
Imediatamente o Sebrae do Amapá, aplicando o formato de apoio adotado pelo Sebrae Nacional, se tornou a principal entidade privada promovendo o desenvolvimento sustentável e a competitividade de micro e pequenas empresas. A instituição passou a oferecer cursos, palestras, oficinas, planilhas e aplicativos para cooperar com os donos de negócios, especialmente, os pequenos negócios.
Hoje, consolidado, se torna imprescindível para o desenvolvimento do emprego e dos negócios de qualquer tamanho.