Josiel Alcolumbre – Jornalista

Amanhã pode ser tornar um dia histórico para a política amapaense e para o Estado do Amapá: o senador Davi Alcolumbre, em seu segundo mandato, pode se tornar, pela segunda vez, presidente do Senado da República e, em consequência, presidente do Congresso Nacional, entrando na linha de sucessão do presidente da República Federativa do Brasil pela segunda vez.

Eleito senador, pela primeira vez em 2014, com 131.695 votos, correspondente a 36,26% dos votos válidos apurados naquela eleição, se tornou, assim, o primeiro amapaense eleito senador da República. Assumiu o mandato no dia 1.º de fevereiro de 2015.

Agora, 10 anos depois de começar a exercer o seu primeiro mandato, pode ser tornar, pela segunda vez, o presidente da Casa Alta da república brasileira.

Durante o seu primeiro mandato de senador, de 01/02/2015 a 31/01/2023, foi presidente do Senado no período de 1.º de fevereiro de 2019 a 1.º de fevereiro de 2021, sendo que, no dia 23 de outubro de 2019, por ocasião de viagem do presidente Jair Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão, e da ausência do país do então presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, o senador Davi Alcolumbre assumiu a Presidência da República.

O desempenho no exercício do cargo, a sua atividade política e o cumprimento com o que assume, o credenciam para as disputas deste ano com largas possibilidade de sucesso.

Certamente o União Brasil do Estado do Amapá se manifesta eufórico pela possibilidade do seu filiado, senador Davi Alcolumbre, vencer as eleições para presidente da Mesa Diretora do Senado, onde já demonstrou competência e honrou o desempenho político de um amapaense raiz.