Rodolfo Juarez
CONVERSA OBJETIVA
O presidente do Sebrae do Amapá, Josiel Alcolumbre, teve importante conversa com o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr. Falaram sobre o papel do Sebrae na promoção do desenvolvimento sustentável na Margem Equatorial, garantindo que pequenos negócios tenham espaço no novo cenário que se apresenta.
JAPÃO & VIETNÃ
O senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, está em viagem oficial ao Japão, acompanhando o presidente da República (Lula da Silva), o presidente da Câmara (Hugo Mota) e outras autoridades do Poder Central. A viagem será estendida até o Vietnã.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água teve, aqui no Amapá, importante seminário, mas, não tratou da posição incômoda que os residentes no estado enfrentam: é o estado brasileiro que apresenta o pior índice na oferta de água tratada (34%) e na coleta e tratamento de esgoto (4%).
CONTRA PONTO
O Estado de Roraima, por exemplo, criado no mesmo dia em que foi criado o Estado do Amapá, apresenta índices muito melhores do que o Amapá. Segundo o Instituto Trata Brasil, Roraima oferta para 80% de sua população, água tratada; e coleta e trata 38% do esgoto produzido.
MUNICÍPIO TAMBÉM É RESPONSÁVEL
Aqui no Estado do Amapá criou-se um costume de cobrar a gestão do sistema de fornecimento de água tratada e coleta, transporte e tratamento do esgoto sanitário, apenas do Governo do Estado, mas, as prefeituras, principalmente a da capital, Macapá, têm responsabilidade com a melhoria dessas condições.
COMO ESTÁ HOJE
Há dois anos os serviços de tratamento de água e de tratamento de esgoto, estavam sendo realizados pela Companhia de Água e Esgotos do Amapá, uma empresa que tinha como titulares o Governo do Estado e 5 dos atuais 16 municípios. O sistema local foi privatizado e a responsabilidade pelos serviços é da Companhia de Saneamento do Amapá, que dá a impressão que age só, sem acompanhamento e sem cobranças.