Foram 1.132 atendimento durante os 5 dias do incentivado Carnaval 2025. Média de 226 atendimentos por dia.
O Hospital de Emergência (HE), em Macapá, reforçou o atendimento para a temporada do Carnaval 2025, com equipes de plantão, especialistas e assistência farmacêutica.
Ao final, o HE contabilizou 1.132 pacientes recebidos no período de 28 de fevereiro, sábado, até às 7h da quarta-feira, 5 de março, sem nenhum registro de morte.

Durante o período do carnaval, de 28 de fevereiro a 5 de março, foram contabilizados 1.132 atendimentos (Foto e fonte: Secom/GEA).
Dos atendimentos registrados, 773 foram casos clínicos, incluindo desidratação severa por conta da ingestão de bebida alcoólica, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e outras complicações.
Já os casos de trauma somaram 359, envolvendo vítimas de acidentes de trânsito, especialmente com motocicletas, ferimentos por arma branca e de fogo e picadas de animais peçonhentos, com pacientes vindos de outros municípios.
A equipe do ambulatório que atende pacientes clínicos recebeu o reforço de mais três médicos para as consultas. O setor que atende vítimas de trauma contou com dois médicos e a farmácia da unidade foi totalmente abastecida para o fluxo do período de folia.
A classificação dos atendimentos por nível de urgência ficou assim:
Emergência grave: 3 casos;
Muito urgente: 133 atendimentos;
Emergência moderada: 493 casos;
Pouco urgente: 490 casos; e
Não urgentes: 13 casos
O balanço aponta que parte dos pacientes poderia ter buscado as UBSs e UPAs, o que reforça a importância da descentralização dos serviços de saúde. A queda no número de atendimentos está ligada a campanhas preventivas e ao reforço na estrutura da rede de saúde.
O diretor do HE destacou ainda a agilidade nos procedimentos cirúrgicos. Nesta quarta, cinco leitos estavam vagos na Clínica Cirúrgica, um resultado muito positivo considerando o período de carnaval, quando normalmente aumentam as ocorrências.
A programação do Carnaval 2025, que recebeu incentivo do Governo do Amapá, levou diversão, aqueceu a economia e mobilizou um planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para os dias de folia, contando ainda com o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e ponto fixo de saúde montado dentro do Sambódromo.