Josiel Alcolumbre – Jornalista
Esta semana dois assuntos me coube conduzir: o primeiro foi aquele referente aos pequenos e microempreendedores das áreas de artesanato e gastronomia, dois dos mais fortes setores da microeconomia no Estado do Amapá.
O grande motivadora desse momento foi a Carreta do Empreender, um projeto idealizado pelo Sebrae do Amapá, no ano passado, e viabilizado pelo senador Davi que, através do seu mandato, garantiu os recursos por emenda parlamentar superior a um milhão de reais.
O resultado foi fantástico. As oficinas preparatórias para a lide empresarial sempre lotadas, mostraram o quanto o empreendedor amapaense está ávido por conhecimento e prática desse conhecimento. Palestras, treinamentos e indicativos formaram o cardápio das micros e pequenas empresas do Amapá que participaram dos eventos.
Outra grande oportunidade foi-me dada em Brasília, quando, junto ao Grande Oriente do Brasil me proporcionou um momento para receber o projeto que que é uma contribuição de peso, para a educação brasileira: “Educação, Cenário para um Brasil Melhor”.
Além de tudo, tive um momento para reconhecer a importância da Maçonaria para a vida brasileira, com todos os desafios que apresenta em cada momento e em momentos diferentes.
Um assunto que sempre interessa a todos, a educação no Brasil, não vem acompanhando a educação no resto do mundo e especialmente naqueles países mais desenvolvidos, sempre deixando, quando comparado com outros países, a educação daqui, muito embora encontremos, com facilidade, brasileiros com alto grau de quociente de inteligência e, portanto, querendo entender o que acontece.
A maçonaria marcou, assim, um “gol de placa”.