O projeto “Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS” chega a sua 3.ª oficina e ainda tem mais trabalho em abril.
Esta semana foi realizada, em Macapá, a 3ª oficina com o objetivo de avaliar o planejamento estratégico da saúde e definir novas estratégias de gestão. Se trata do “Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS” que debate a construção do planejamento estratégico e as formas de como continuar avançando na saúde pública a partir dos recursos disponíveis. O evento foi promovido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Aspecto do encontro que aconteceu na quarta-feira, dia 16 de março de 2025 (Foto: Secom/GEA).
A oficina analisou a evolução das prioridades sanitárias estabelecidas na 2ª edição do encontro, realizada em novembro de 2024. Entre as metas discutidas estão a ampliação do acesso aos serviços de saúde, a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), a transparência nos gastos públicos, o desenvolvimento profissional e a implementação da Política Estadual de Atenção Primária à Saúde.
Oficina analisou a evolução das prioridades sanitárias estabelecidas na 2ª edição do encontro
A coordenadora de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Juvanete Távora, ressaltou que o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e que desde 2023, a gestão vem estruturando o planejamento estratégico da saúde estadual para o período de 2024 a 2027.
A oficina também permite identificar serviços que ainda precisam ser aprimorados e analisa a experiência de governança nos diferentes níveis de gestão. A coordenadora afirmou que “Neste encontro, analisamos o que já alcançamos em 2024 e discutimos melhorias para este ano. Além disso, seguimos com a qualificação da equipe da Secretaria de Saúde, com um novo curso de planejamento e gestão previsto para 2025”.
Francisco Ivan Mendes, apoiador técnico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destacou a importância da oficina para fortalecer a função gestora da Sesa e promover maior integração entre os setores: “Nosso objetivo é alinhar os esforços do planejamento estratégico estadual com o planejamento regional. Além disso, buscamos solucionar os problemas prioritários identificados, promovendo uma gestão mais eficiente e integrada”.
A próxima oficina já está programada para o final de abril e terá como foco a identificação das causas dos principais desafios enfrentados pela saúde pública estadual. Afirmou que “esse projeto oferece uma reflexão crítica sobre os processos desenvolvidos pela Sesa. Utilizamos uma metodologia robusta, alinhada com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para fortalecer a gestão estadual do SUS”.