O Dia Mundial da Água no Amapá, 22 de março, esteve focado na importância da conservação e uso racional.
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no sábado, 22/03, o Governo do Amapá promoveu um seminário para falar de desafios sobre questões hídricas. Com o tema “Recursos Hídricos e Impactos das Mudanças Climáticas”, o evento aconteceu na sexta-feira, 21, e reuniu especialistas, pesquisadores, técnicos, sociedade civil, docentes e acadêmicos de engenharia ambiental no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Macapá.
A programação, coordenada pela Sema com o apoio da Rede Oceano Limpo, trouxe para o debate discussões sobre sustentabilidade hídrica na foz do Amazonas, a conexão entre mudanças climáticas e a gestão da água.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, ressaltou que a foz do Amazonas é um dos ecossistemas mais ricos do planeta e enfrenta desafios significativos devido às mudanças climáticas, cuja gestão sustentável é crucial para preservar a biodiversidade e garantir a qualidade de vida das comunidades locais, sobretudo, ribeirinhas.
O pesquisador Wagner Costa, do Núcleo de Pesquisas Aquáticas do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), aproveitou para destacar a importância do estado do Amapá nas discussões da água para o planeta, afirmando que: “O Amapá é banhado pelo Rio Amazonas por onde passam mais de 20% da água doce despejada no Oceano Atlântico, então a importância do Estado do Amapá nas discussões que envolvem a água do planeta é indispensável. Esse é um momento de compartilhar informações de riqueza e gestão com a sociedade, um passo importante, haja vista que, estamos passando por eventos climáticos extremos, chuvas e secas intensas”.
Na segurança hídrica, a gestão integrada da água foi apontada como primordial, para que se tenha uma visão ampla do seu uso, possibilitando uma abordagem holística com planejamento e estratégias de gestão que devem ser adaptáveis às mudanças do clima, com previsões de cenários futuros.
Temáticas do seminário
Durante o encontro, foram abordados temas como: 1) “Sustentabilidade Hídrica na Foz do Amazonas: A Conexão entre Mudanças Climáticas e a Gestão da Água” e que teve como palestrante Marcela Bernardi, da Universidade Federal Rural da Amazônia; 2) “Gestão dos Recursos Hídricos face aos desafios impostos pela mudança do clima”, que teve como palestrante Renata dos Santos, da Sema; 3) “Impactos das Mudanças Climáticas na Zona Costeira do Estado do Amapá”, palestrante Wagner Costa, pesquisador do Iepa; 4) “Oceano Limpo”, palestrantes Elisa Menck e Emarielle Pardal, da Rede Oceano Limpo Brasil-ROL-BR.