O presidente do Sebrae Amapá foi convidado especialmente para o evento que tratou da expansão da matriz energética do Estado do Amazonas
A 2.ª edição da Expo e Conferência Amazonas, Óleo, Gás e Energia 2025 começo na terça-feira, 18/03, em Manaus, e se estendeu até ontem, quinta-feira, dia 20/03, reunindo especialistas, autoridades e empresas do setor para debater os rumos da matriz energética na região.

O presidente do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre, já está em Macapá trazendo as novidades apresentadas no encontro em Manaus e avaliando, com seus auxiliares, a aplicação por aqui, no que couber (Fotos: Sebrae/AP – WMamud).
O evento conta a participação de representantes de grandes patrocinadores como Eneva, Cigás, Tag, Transpetro, Atem e Marquise Ambiental, consolidando-se como um espaço estratégico para discussões obre inovações, sustentabilidade e expansão do setor.
A abertura oficial foi marcada por discursos voltados ao Futuro Energético da Amazônia, com a presença de executivos de destaque no mercado. Durante os debates, foram abordadas as perspectivas para a exploração de gás natural, os desafios da infraestrutura e as oportunidades de investimento em energias renováveis na região.
A superintendente do Sebrae Amazonas, Amanda Carvalho, enfatizou o papel do evento como vetor para a geração e negócios e desenvolvimento econômico para o Amazonas. “É um evento consolidado e que abre o calendário nacional do setor. São 23 estados participantes, 3 mil inscritos para o evento e a possibilidade de gerar muito mais retorno que a edição anterior, quando foram registrado mais de R$ 4 milhões, mostrando a relevância deste evento para o setor e para a área na qual o Sebrae trabalho há mais de 20 anos, prestando consultoria, capacitação e garantindo que os negócios ocorram de forma sustentável”.
Além dos painéis, a feira de exposição traz novidades em tecnologia e inovação, com instantes interativas e Arenas de Inovação e ESG, todas com foco na promoção de parceiras estratégicas e no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor.
A programação foi intensa nos três dias de evento, com debates sobre biocombustíveis, regulamentação do setor e cases de sucesso na transição energética. Na quarta-feira, um dos destaques foi a palestra magana dobre “Óleo, Gás e Energia: Novos Indutores do Desenvolvimento da Amazônia, ministrada pelo governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima.
A programação seguiu na quinta-feira, dia 20/03, desde as 14 horas com o tema Desenvolvimento Local; seguido por Downstream & Logística no Estado do Amazonas, uma análise na Cadeia de Fornecedores finalizando com a apresentação de mais uma carta, desta feita, a Carta de Manaus.