O documento será entregue a cada um dos senadores para fazer parte do debate que procura rumos para a educação no Brasil
Esta semana, na qualidade de primeiro suplente de senador, Josiel Alcolumbre esteve em Brasília, na sede de uma potência maçônica, a Grande Oriente do Brasil – GOB, responsável por preservar a história e a tradição da maçonaria do Brasil. É a mais antiga associação de lojas maçônicas do país.

O momento em que Josiel Alcolumbre estava com as autoridades maçônicas, em Brasília- DF (Foto: JAA).
A Maçonaria é uma instituição filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Os seus princípios incluem: liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos, fraternidade entre todos os homens, ciência, justiça e trabalho.
O objetivo da Maçonaria é: Investigar a verdade, examinar a moral e praticar as virtudes.
Josiel Alcolumbre tinha como objetivo receber, das mãos do Soberano GMG, Ademir Cândido da Silva, uma cópia do documento “Educação, Cenário para um Brasil Melhor”.
O material foi elaborado pelos maçons das mais de três mil Lojas Federadas ao Grande Oriente do Brasil – GOB, considerada a potência-mãe da maçonaria brasileira, com o objetivo de apresentar reflexões e propostas para a melhoria do sistema educacional no país.
O irmão Josiel Alcolumbre foi designado portador do Ofício nº 003, de 20 de março de 2025, encaminhado ao Presidente do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre, solicitando que o documento seja compartilhado com os demais senadores da República.
A cerimônia de entrega contou com a presença de importantes autoridades maçônicas, incluindo o Presidente do STEM, Rodrigo Rizzo, o Ministro do STEM, Paulo Torres, e o Ministro do STFM, Gildásio Figueiredo, que reforçaram a importância do envolvimento da Maçonaria no debate sobre o futuro da educação no Brasil.
Em sua mensagem ao Senado Federal, o Grão-Mestre Geral Ademir Cândido da Silva destacou o compromisso da Maçonaria com o progresso do país e a necessidade de um olhar atento à educação como ferramenta fundamental para o desenvolvimento social e econômico.
A iniciativa reforça o papel histórico da Maçonaria na construção de um Brasil mais justo e próspero, reafirmando o compromisso da Ordem com os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.