Na Semana do Artesão, a primeira ação da Carreta do Empreendedor teve foco no artesanato e na gastronomia

O Sebrae do Amapá realiza, até hoje, dia 28/05, a primeira ação com a Carreta Empreendedora. Uma ação itinerante denominada “Aqui Tem Sebrae”, onde foram oferecidos atendimentos, palestras e oficinas aos empreendedores de Macapá. As atividades da carreta acontecem em frente à Casa do Artesão, na orla de Macapá. A ação, que começou no dia 24 de março, se estende até hoje, dia 28, até às 21 horas.

Josiel Alcolumbre palestra para artesãos e profissionais da gastronomia durante a primeira ação da Carreta do Empreendedor, novo instrumento para o desenvolvimento através do Sebrae do Amapá (Foto: Sebrae/AP).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, considera a carreta como fundamental para o desenvolvimento das ações e tem o objetivo de diminuir a distância daqueles que empreendem e o Sebrae do Amapá.

A intenção não é ensinar o artesão a fazer artesanato, porque isso ele já faz muito bem. O Sebrae quer que o artesão, por exemplo, aprenda a empreender a partir do artesanato, que consiga transformar isso numa renda ainda melhor e que agregue mais valor ao negócio, disse o presidente, Josiel Alcolumbre.

Segundo o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo no Amapá (SETE), Ezequias Costa, a Semana do Artesão foi pensada para ir além de exposição e comercialização, o que resultou na parceria com o Sebrae.

O secretário tem certeza de que oferecer as orientações necessárias para o desenvolvimento dos pequenos negócios, por meio de capacitação e formalização para os artesãos, é fundamental.

De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae no Amapá, Denise Bitencourt, as orientações oferecidas contribuem diretamente para o fortalecimento da economia local, fomentam o empreendedorismo e garantem que os empresários tenham acesso a informações e serviços que são essenciais.

Atendimentos

Os atendimentos disponibilizados na ação Aqui Tem Sebrae são: orientação empresarial, regularização e legalização de empresas, parcelamento de dívidas, declaração de imposto de renda para MEI, palestras e oficinas de gestão e tecnológicas, alteração cadastral, emissão de documentos, linhas de crédito e financiamento, consultoria de diagnóstico e a visita as empresas localizadas no entorno das Unidades Móveis do Sebrae.

Dentre as oficinas e palestras, foram ministradas oficina de como turbinar suas vendas; oficina de formação de preços; oficina fotografia de produtos; oficina mídias sociais como estratégia de vendas para gastronomia; oficina de boas práticas e manipulação de alimentos; palestra melhore a produtividade da sua cozinha e tenha mais lucro; palestra de marketing digital; palestra como se tornar um MEI – vantagens e benefícios; palestra embalagem e apresentação de produtos; e palestra passo a passo para emitir Nota Fiscal.

 Parceiros

A iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), e Agência de Fomento do Amapá (Afap) e Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob).