Rodolfo Juarez
COP 30
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), defendeu a participação ativa do Amapá na 30ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém. A declaração foi feita após encontro com André Correa do Lago, embaixador e presidente da COP 30.
“EQUIPA SUPER FÁCIL”
A população da Região Sul do Amapá, onde estão os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, com uma população de 46.405 residentes (Censo 2022 do IBGE), celebrou mais um momento naquelas localidades. Na sexta-feira, 4/4, o governador Clécio Luís entregou equipamentos e mobiliário do projeto que prevê equipar e modernizar o Super Fácil, um dos órgãos do Governo mais próximo da população.
IMPORTÂNCIA DO SUPER FÁCIL
Os serviços do Super Fácil Laranjal do Jari foram demonstrados pela entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para usuários daquela região. O Super Fácil Laranjal do Jari realizou mais de 22 mil atendimentos em 2024 e funciona das 7h30 às 13h30 na Avenida Tancredo Neves, nº 2362, bairro Agreste.
NÃO PARA
Os pacientes renais crônicos resolveram aumentar a pressão sobre as autoridades públicas do Estado do Amapá, único estado da Federação a não realizar qualquer tipo de transplante e com isso, não ativa o programa de doação de órgãos, o que representa um retrocesso para todo o sistema de saúde do Estado.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Os pacientes renais crônicos visam, agora, os vereadores da Câmara Municipal de Macapá, onde estiveram reunidos na semana passado com representantes do parlamento e a presença da Associação dos Renais do Amapá e de renais crônicos que sentem na pele a situação atual no Estado. Os renais crônicos querem uma audiência pública com a presença de autoridades da saúde e os vereadores.
FALANDO NISSO…
Os renais crônicos querem sensibilizar o governador do Amapá, o prefeito da Capital, a Promotoria de Saúde do MP-AP, os parlamentares com mandato, entre outras autoridades, no sentido de dar conhecimento da situação pelas quais estão passando os pacientes renais crônicos e a falta de opção na busca do tratamento (transplante).
DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER
A data, 8 de abril, foi criada pela Organização Mundial de Saúde e serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia. As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas. Os brasileiros celebram ainda o Dia Nacional de Combate ao Câncer em 27 de novembro, bem como outras datas relacionadas.