Rodolfo Juarez

 ELEIÇÕES PARA O SENADO

A predisposição que os dirigentes dos partidos políticos, com jurisdição no Estado do Amapá, apresentam quando o assunto é a eleição para o Senado da República em 2026, quando serão eleitos dois filiados para um mandato de 8 anos, indica que pelo menos 10 candidatos estarão disputando as duas vagas. O leitor que comparecer à sua sessão eleitoral para votar, vai poder digitar o nome de dois dos candidatos.

ENCERRANDO O MANDATO

Os dois senadores que encerrarão o mandato em 2026 são Randolfe Rodrigues, eleito pela Rede sustentabilidade, agora no PT, e Lucas Barreto, eleito pelo PTB, agora no PSD, fazem claros movimentos no sentido de que vão disputar as eleições de 2026 para o mesmo cargo.

MAIOR VOTAÇÃO

O senador Randolfe Rodrigues (PT), nas eleições de 2018 marcou o máximo de votos dados a um candidato individualmente. Na eleição daquele ano Randolfe Rodrigues recebeu 264.798 votos, correspondente a 46,20% dos votos válidos e assumindo a ponta da votação individual no Amapá.

DEZ NOMES

Até o momento, são dez os políticos escolhidos pelo eleitorado amapaense para representar o Estado no Senado da República: Henrique Almeida, Jonas Pinheiro, José Sarney, Gilvan Borges, Bala Rocha, Papaleo Paes, João Capiberibe, Randolfe Rodrigues, Davi Alcolumbre e Lucas Barreto.

NOVE PARTIDOS

Os senadores que foram eleitos pelo eleitor do Amapá pertenciam, no dia da votação, a 9 (nove) partidos diferentes, quais seja: PFL, PTB, PMDB (com “P” sim), PDT, PSB, PSOL, REDE, DEM e UNIÃO BRASIL. O PTB teve 3 nomes diferentes, em 3 mandatos; o PMDB, dois nomes diferentes em 4 mandatos; o senador Randolfe Rodrigues, um partido para cada mandato e Davi Alcolumbre 1 partido para cada mandato.

PRESIDENTE DO CONGRESSO

O senador Davi Alcolumbre já foi eleito duas vezes para o Senado (2014 e 2022) e por dois partidos diferentes (DEM e UNIÃO BRASIL). Já assumiu a Presidência da Mesa Diretora do Senado e Presidência do Congresso por duas vezes, uma em cada mandato. No momento está no exercício daquela Presidência.