O governador Clécio e o senador Randolfe Rodrigues prestigiaram a inauguração e falaram durante o evento.

Na sexta-feira, 28/03, o governador Clécio e o senador Randolfe participaram da inauguração do Centro de Treinamento de Wrestling do projeto social “Luta Amapá”, na Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves da Silva, em Macapá. Para a construção do espaço o governo investiu R$ 610 mil, recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e do Tesouro Estadual (contrapartida).

O governador Clécio e o senador Randolfe estiveram na inauguração do espaço dedicado ao wrestling, inaugurado na sexta-feira, 28/03, em Macapá (Foto: Secom/GEA).

O ginásio conta com tapetes de padrão olímpico, vestiários masculino e feminino, sala administrativa, arquibancadas e um telhado com painéis termoacústicos, que reduzem em até 90% a temperatura interna, proporcionando mais conforto para alunos e professores durante as atividades.

O governador do estado reconhece a importância do projeto afirmando, durante a inauguração que “se trata de um projeto com grande adesão, mas, até então, os atletas precisavam levar o tatame para a quadra, o que demandava cerca de uma hora entre montar e desmontar, além das dificuldades na utilização do espaço compartilhado. Agora, com um local próprio para a prática da modalidade, esses problemas foram superados”.

No estado, existiam apenas dois ginásios com infraestrutura de padrão olímpico. Um deles está localizado em Oiapoque, como parte de um polo do projeto, enquanto o outro fica em Macapá, em uma academia de musculação equipada para apoiar o treinamento de atletas. O centro desponta como uma referência na geração de novos talentos e consolida o Amapá no cenário nacional do Wrestling.

Os atletas reconhecem a importância da inovação e um dos jovens presentes destacou: “antes, esse tatame ficava na quadra e acabava atrapalhando outras modalidades, como futsal, vôlei e badminton. Com essa nova área, os esportes na escola serão ampliados, beneficiando todas as modalidades. Aproveito a oportunidade para convidar os moradores do bairro, sejam crianças, adolescentes e até adultos, para praticar esse esporte”.

 Projeto Luta Amapá 

Implantado de forma experimental na Escola Estadual Antônio Messias em 2017, o Projeto Luta Amapá oferece aos alunos a oportunidade de competir e conhecer outras regiões. Além disso, a iniciativa possibilita o acúmulo de pontos para a Bolsa Atleta Federal, que fornece apoio financeiro a atletas em modalidades olímpicas.