Josiel Alcolumbre – Jornalista
Na quinta-feira, 3 de abril de 2025, o senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional, teve reunião com o presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, apresentando argumentos para que o Amapá, como o estado mais preservado do Brasil, participe das discussões da Conferência do Clima (COP 30), defendendo que Macapá funcionasse, oficialmente, como uma espécie de “subsede da COP”
Alegou Davi Alcolumbre que a população do Amapá é um exemplo de cuidado com o meio ambiente, com quase 100% da cobertura vegetal do estado intacta. Garantindo que, dessa forma e com essas credenciais, não há dúvidas de que o Estado do Amapá oferece para a humanidade uma das maiores contribuições ambientais do que qualquer outro estado da Federação.
Essa é uma oportunidade histórica de mostrar a verdadeira Amazônia e o que é ser um amazônida, para o mundo.
O governador do Estado, Clécio Luis, participou, virtualmente, do encontro do senador Davi Alcolumbre com o presidente da COP 30, André Correa. Juntos, podemos garantir que o Amapá vai estar preparado para fazer parte da COP 30 e mostrar ao mundo o potencial e o sucesso ambiental experimentado pela população daqui.
O fato está retratado no esforço e no empenho do senador presidente do Congresso Nacional em possibilitar essa condição de ser uma subsede do evento mundial, tendo o que mostrar e podendo ser um agente nacional de grande importância para que o mundo veja a verdadeira Amazônia.