Ainda repercutem as palavras do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá, Josiel Alcolumbre, quando, durante a realização da 2ª Edição da Conferência Amazonas Óleo, Gás & Energia – Expo & Conferência – 2025, perante três mil participantes afirmou: “precisamos convencer os amapaenses a se qualificar”.
A conferência, que cuidou do assunto com debates em circuito nacional sobre petróleo, gás e energias renováveis, foi uma das mais importantes já realizadas na Região Norte, e em um momento especial para as perspectivas do desenvolvimento regional e, especialmente, do Estado do Amapá.
Para o dirigente do Sebrae do Amapá “participar dos debates que norteiam as discussões sobre inovação, sustentabilidade e expansão de setores importantes para o desenvolvimento regional, além de ser um tema atual é de multiesperança para todos aqueles que sempre lutaram por melhorias na qualidade de vida dos amazônidas”.
A região Norte é carente de serviços públicos, aqueles que já estão muito na frente em outras regiões, considerando a oferta dos serviços públicos aos residentes, como se observa nas regiões Sudeste e Sul.
O político Josiel tem certeza que trazer para o Amapá esse entendimento e essa compreensão é absolutamente necessário e considera essa uma função do Sebrae local junto com as empresas, os governos e as prefeituras, para que todos compreendam o papel de cada um no sentido de qualificar as pessoas daqui para ocupar as vagas de trabalho que surgirão com a novíssima oportunidade de desenvolvimento social e econômico.
Garante o dirigente que, nesse momento, o trabalho é de “formiguinha”, de convencimento, pois os entraves colocados inicialmente acabaram por comprometer o entusiasmo local com relação ao tema.