Josiel Alcolumbre – Jornalista

Esta semana recebemos, em Macapá, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará, o engenheiro Alex Dias Carvalho, para uma conversa sobre a cadeia produtiva do óleo e gás e os debates em torno da criação de novas unidades de conservação na região Norte.

Na oportunidade entreguei ao presidente da Fiepa um exemplar do Atlas Solar do Amapá, uma importante publicação feita por iniciativa do mandato do senador Davi Alcolumbre.

Ressaltamos, durante a conversa, que o compromisso é com o desenvolvimento responsável, que respeita o meio ambiente, mas garante que homens e mulheres da Amazônia tenham oportunidades reais de sustento.

Novas reservas ecológicas ou ambientais não podem inviabilizar a vida de quem protege, sempre defendeu e depende dessa terra todos os dias. Esse é o nosso pensamento e esta é a nossa prática, cerne da conversa com o presidente Alex

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) tem mais de 70 anos de história e atua de forma decisiva em prol do desenvolvimento do setor produtivo paraense e regional.

Desde que foi fundada, em 19 de novembro de 1949, a Fiepa se estabeleceu como uma unidade de pensamento e ação para crescimento social e econômico do Pará, da Amazônia e do Brasil.

Naquela época, a classe empresarial, representada pela Fiepa, lutava e continua lutando, pela superação do modelo econômico extrativista imposto à Amazônia, que teve seu apogeu durante o ciclo monopolista da borracha e que anos mais tarde resultaria na estagnação da região.