Serão premiadas 9 matérias que melhor abordem os pequenos negócios relacionados ao universo do empreendedorismo.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para premiar as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios.

A novidade é o tema “Bioeconomia e os Pequenos Negócios e a COP 30” (Foto e fonte: Ascom/Sebrae Nacional)
Nesta 12ª edição, o PSJ inova com a criação da homenagem temática “Jornalista Parceiro do Empreendedor – Pequenos negócios e COP-30”, a ser concedida ao profissional de imprensa que se destacar na abordagem sobre empreendedorismo relacionado à agenda ambiental reforçada pelo evento mundial que ocorrerá no Brasil neste ano.
Os pequenos negócios representam 98% dos empreendimentos formais do país (abrangendo os microempreendedores individuais, as microempresas e as empresas de pequeno porte) e respondem por 26,5% do PIB, sendo responsáveis por 72% dos empregos gerados em 2024. Eles impactam direta ou indiretamente 46% da população brasileira.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo premiará matérias que melhor abordem os pequenos negócios, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, tais como: 1) Bioeconomia Pequenos Negócios e COP-30; 2) Inovação e Startups; 3) Produtividade e Competitividade; 4) Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Territorial; 5) Transformação Digital; 6) Empreendedorismo Feminino; 7) Políticas Públicas e Legislação; 8) Acesso a Crédito e Gestão Financeira; e 9) Empreendedorismo social.
As inscrições estão abertas desde o dia 7 de abril e se prolongam até 9 de junho de 2025. A etapa estadual terá júri em agosto de 2025. Os eventos de premiação dessa etapa ficam a critério ficam por conta do Sebrae do Amapá e serão realizadas em setembro de 2025.
A etapa nacional do júri será no mês de outubro de 2025 e os eventos de premiação nacional serão realizados em Brasília até dezembro de 2025, com a data precisa ainda por ser divulgada.