Rodolfo Juarez
Ainda estou curioso para saber o que será feito com, pelo menos dois dos mais icónicos monumentos que compõe a paisagem da cidade de Macapá: o Teatro das Bacabeiras e os prédios da Residência do Governador.
O primeiro, o Teatro das Bacabeiras, faz algum tempo, não abre as portas e logo lá, endereço onde aconteceram grandes momentos para muitos formandos amapaenses e que hoje estão em atividade aqui mesmo e lamentam o estado em que ficou relegado o considerado, à época, o templo da cultura no Estado do Amapá.
O segundo, uma coleção de prédios que constituem o ambiente da Residência do Governador, está com aspecto que entristecem aqueles que tiveram oportunidade de ver aqueles prédios referenciados como o tipo de construção de uma época e luxo contido para aqueles que vieram e assumiram o cargo de Governador do Amapá.
Na internet, no portal “Teatro das Bacabeiras – SECULT – Governo do Amapá”, Secretaria de Cultura do Estado do Amapá, está o endereço eletrônico oferecido assim: https://secult.portal.ap.gov.br (conteúdo vinculado), informado que “o Teatro das Bacabeiras, localizado à Rua Cândido Mendes, 368; Bairro Central; cidade de Macapá, capital do Estado do Amapá, instituição pública vinculada à Secretaria de Estado da Cultura – Secult”.
E ainda que: “O Teatro das Bacabeiras teve sua construção iniciada em 1984 e concluída em 1990. Caracteriza-se pela arquitetura moderna, estilo que o guarneceu de grande imponência, atribuindo-lhe especial destaque no patrimônio arquitetônico da cidade de Macapá. Em sua inauguração, foi denominado de Cine Teatro de Macapá. Em 09 de março de 1992, passa a ser chamado de Teatro das Bacabeiras. O Teatro das Bacabeiras é de tipo italiano, com capacidade para 705 pessoas (sentadas), foi inaugurado em 09 de março de 1990, com espetáculo teatral que reuniu vários grupos. Neste primeiro espetáculo, não foi cobrado ingresso.
Diz ainda que: o Gerente é Amadeu Lobato e, com relação ao funcionamento, destaca: “apenas interno devido à pandemia do covid 19 e, convenhamos, já faz tempo aquele momento de pandemia.
Em 8 de novembro de 2024, o governador Clécio Luís conheceu e aprovou o projeto para o que chamou o “novo” Teatro das Bacabeiras, no bairro Central de Macapá. E que, o prédio histórico e a maior casa de espetáculo do Amapá.
Quando lhe foi apresentado o projeto de restauração do prédio do Teatro das Bacabeiras, assim se pronunciou o governador: “aprovamos o projeto de restauração e reforma geral do nosso Teatro das Bacabeiras, que está voltando. Ele é bem complexo, e agora vai para a análise da Caixa Econômica. Assim que for aprovado, vamos licitar e começar a obra”.
Também, na ocasião, foi anunciado que a restauração e reforma geral do prédio do teatro serão realizadas com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre, mais contrapartida do Estado.
Com relação à Residência do Governador do Estado do Amapá, as informações públicas disponíveis são de que a Residência Oficial do Governador do Estado do Amapá é atualmente o Palácio do Setentrião, que também funciona como sede do Governo do Estado.
O Palácio está localizado no Centro Histórico de Macapá, na Zona Leste da capital. No entanto, o governo está a transformar a antiga “Casa do Governador” em um “Parque Residência”, um novo espaço que será aberto ao público com restaurantes, áreas de lazer e resgate histórico.