Durante a sessão, que vai discutir vetos do presidente da República, vai ser lido o requerimento da CPMI do INSS.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já informou que vai convocar uma sessão do Congresso Nacional para o dia 17 de junho, antes portanto, como explicou, das festividades de São João no Nordeste A informação foi passada em uma breve entrevista coletiva na quinta-feira 22/05.

O senador Davi, presidente do Congresso afirmou que a falta de acordo inviabilizou a realização da Sessão do Congresso hoje, dia 27/05, como estava previsto (Foto e fonte: Agência Senado).

Segundo Davi, as lideranças do Congresso ainda não entraram em contato com representantes do governo federal para acertar os procedimentos sobre a deliberação da pauta, que tem cerca de 60 vetos presidenciais.

Ele disse que a falta de acordo inviabilizou a realização desta terça-feira, 27 de maio, como havia sido pensado inicialmente. Ele esclareceu que esses entendimentos entre as lideranças e o governo vão permitir selecionar quais vetos poderão ser mantidos, quais serão derrubados e os que irão a voto.

Davi foi enfático ao declarar: “Cabe a mim fazer o certo. E o certo é marcar a data, convocar e aguardar que as lideranças façam um compromisso, para que a gente possa deliberar.

Em relação à CPMI do INSS, Davi se disse contrário a uma convocação de sessão do Congresso para deliberar sobre um único requerimento na pauta. Ele lembrou que o requerimento já tem o número mínimo de assinaturas e que o pedido deve ser lido na sessão do dia 17 de junho.

Acrescentou que na reunião de líderes desta quinta foi levantada a possibilidade de haver uma comissão parlamentar de inquérito apenas do Senado, no lugar de uma CPI mista. Mas não houve qualquer decisão.

 CPMI

O requerimento de criação da CPI Mista foi apresentado na semana passada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT).

Cerca de 43 senadores e 250 deputados assinaram o requerimento, que precisa ser lido em sessão conjunta do Congresso para começar a valer.

A CPMI deve ser formada por 15 deputados e 15 senadores titulares, com o mesmo número de suplentes. O prazo previsto para os trabalhos é de 180 dias.