Josiel Alcolumbre – Jornalista

A sintonia das forças políticas regionais, especialmente as que têm suas bases no Estado do Amapá, tem fortalecido a luta pelo desenvolvimento social e econômico das populações de toda a região que vai receber a influência direta e indireta da exploração do petróleo e do gás, pela Petrobras, na Costa Norte.

São forças formadas pela bancada federal, pelo Governo do Estado e pelo Sebrae, representado pelo Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá, pela Presidência, os membros da Diretoria e apoio do Sebrae Nacional.

Os parlamentares atentos a cada passo, principalmente quando têm que enfrentar o pouco interesse das organizações não governamentais, as ONGs, que aos milhares têm seus interesses concentrados na Amazônia, interesses estes que não se alinham ao desenvolvimento regional e aos objetivos da população do Norte

O Sebrae do Amapá, acreditando na proposta do desenvolvimento através das micros, pequenas e médias empresas, sabe que precisa estar preparado para não perder mercado e, sempre contando com pessoal treinado para a atividade e compreensão do especial momento que pode catapultar o desenvolvimento desta parte do Brasil.

O governo do estado intensifica esforços para viabilizar a exploração de petróleo identificado na Costa Norte, nominada como Margem Equatorial, reafirmando de forma continuada apoio às atividades que, fundadas em eventos do setor de energia, trabalham o desenvolvimento regulatório e a estruturação do estado para garantir uma produção segura e sustentável.

Liderado pelo governador Clécio Luis, os resultados têm se mostrado favoráveis à exploração, na busca pelo desenvolvimento econômico e social da região.

Estruturação regulatória, obtenção das licenças necessárias, considerando a atividade do Ibama, participando de leilões, atento à aprovação das propostas que antecedem cada passo, acompanhando a aprovação dos planos como o da prevenção de emergências, atento aos detalhamentos, sempre certo de que a riqueza gerada pela extração de petróleo da Costa Norte pode financiar a transição energética no Brasil.

Sabe-se, com certeza, que a exploração de petróleo da costa Norte acabou virando um tema  complexo, com perspectivas econômicas e desafios ambientais.

Buscar o equilíbrio entre  o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade da região, para financiar a transição energética do país e o compromisso de todos.