Rodolfo Juarez
POSSE
O Grande Oriente do Brasil (GOB) empossou Josiel Alcolumbre como membro do Conselho Federal da importante irmandade maçônica. A cerimônia ocorreu recentemente e marcou um momento especial na vida do empresário e político amapaense. É a primeira vez que um daqui ocupa esse importante cargo no colegiado da GOB.
COLAR
O Conselho Federal da Grande Oriente do Brasil-GOB conta com 33 integrantes. Além disso, Josiel Alcolumbre também foi designado para levar um documento do GOB ao Senado Federal, solicitando que ele seja compartilhado com os demais senadores. Durante a cerimônia, Josiel recebeu o colar representativo do cargo.
CAIU
O Congresso Nacional derrubou o decreto do Governo Federal que aumentava as alíquotas do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras e que, acabava com o marco fiscal e previa uma arrecadação extra do Governo em torno de R$ 10 bilhões. A derrubada foi por votação expressiva dos parlamentares: deputados e senadores.
ASSUSTADO
Desde a votação que definiu a aceleração para apreciação do projeto do aumento do IOF que o governo federal está assustado com os resultados. Nas últimas votações dos 594 parlamentares (senadores + deputados federais) o governo não angariou 100 dos possíveis votos. Isso representa contar com 17% do total de votos.
EVENTO
Na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá e como representante do Governo do Estado do Amapá, Josiel Alcolumbre, 1.º suplente de senador, participou do primeiro dia do evento Amazon Energy, evento pré-COP30 que realizado em Belém, nos dias 25 e 26 de junho.
POTENCIAL
O potencial energético do Amapá, com destaque para a geração hidrelétrica e, mais recentemente, a perspectiva de exploração de petróleo na Margem Equatorial, posiciona o Amapá como protagonista na matriz energética brasileira. A disponibilidade de energia é um fator decisivo para atrair investimentos, ampliar a competitividade regional e impulsionar cadeias produtivas.