Com os bombeiros militares, os policiais civis e os que trabalham no SAMU também foram homenageados.
Atos de bravura e o compromisso com a vida das pessoas demonstrados durante o combate ao incêndio de grandes proporções, ocorrido no dia 20 de maio, no 17.º andar do edifício Costa Norte, no centro de Macapá, foram reconhecidos pelos deputados estaduais, durante uma sessão ordinária realizada Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), durante a sessão ordinária de quarta-feira, 11/06.

Na foto o registro do momento em que os militares, policiais civis e os servidores do SAMU foram homenageados na Assembleia Legislativa (Fonte e fotos: Dircom/Alap)
Na ocasião, o Corpo de Bombeiro Militar do Amapá, policiais militares e o pessoal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram homenageados com uma Moção de Aplauso.
O sinistro foi controlado com o uso da escada Magirus que chegou recentemente, para o Corpo de Bombeiros. A autoescada mecânica de última geração possui 55 metros de alcance, o equivalente à altura de um prédio de 20 andares.
Na ocasião, o senador Davi Alcolumbre, assim se manifestou: “ao decidir homenagear esses heróis, esta Casa Legislativa registra sua profunda gratidão e admiração por aqueles que se dedicam diariamente à proteção do bem mais precioso da sociedade – a vida. É uma alegria para todos sabermos que temos equipes altamente preparadas e equipadas para enfrentar qualquer tipo de missão”.
A homenagem foi feita, presencialmente, para os integrantes do 1º e 2º Grupamentos Bombeiro Militar, grupamentos operacionais e especialistas em incêndio urbano, que coordenaram de forma estratégica as ações em conjunto com o Grupamento de Atendimento Pré-Hospitalar, Grupamento Marítimo Fluvial, Academia Bombeiro Militar, Grupo Tático Aéreo da Sejusp, Força Tática da PM do Amapá, além do Samu e do Comando-Geral do CBM.
Essas equipes atuaram na evacuação dos moradores, conduzindo-os a um local seguro fora do prédio. Mais de 50 militares foram agraciados. O evento contou com a presença de bombeiros militares, autoridades locais e familiares dos homenageados.
Em nome do comandante-geral do CBM, coronel Pelsondré Martins da Silva, o subcomandante, tenente-coronel Elizeu Leão da Silva, agradeceu o reconhecimento feito pela Assembleia Legislativa à corporação.
Ainda fizeram uso da palavra os deputados Pastor Oliveira (Republicanos), Dayse Marques (Solidariedade) e Liliane Abreu (PV).
Destacou a deputada Liliane Abreu: “só tenho a agradecer a cada um de vocês pelo trabalho, porque, quando vocês saem de casa para trabalhar, deixam seus familiares para salvar vidas de pessoas que, muitas vezes, nem conhecem, mas que estão lá”.