Para os médicos pediatras do Hospital da Criança do Adolescente e do Pronto Atendimento Infantil, vacinar é a melhor decisão.

Em emergência em saúde pública pelo aumento do número de hospitalizados devido a síndromes respiratórias, o Governo do Amapá intensificou a busca ativa para imunizar crianças contra a gripe Influenza e a Covid-19 que estão internadas ou em observação no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, como no Pronto Atendimento Infantil, também em Macapá.

Hospital da Criança e do Adolescente está com uma taxa de ocupação de 100% de leitos clínicos e de UTI (Foto: Junior Nery/Sesa).

A medida se estende a acompanhantes dos pacientes e profissionais de saúde daquelas unidades.

O trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Vacinação do HCA que detectou cadernetas incompletas ou desatualizadas de alguns pacientes, principalmente os relacionados à doenças respiratórias, que é a principal demanda do hospital, que atualmente está com 100% de ocupação de leitos clínicos e de UTI.

O médico do Núcleo de Epidemiologia do HCA/PAI, Rinaldo Júnior, alertou que muitos casos de síndromes gripais atendidos nas unidades poderiam ser resolvidos na atenção básica, evitando a superlotação.

Segundo o médico, “a influenza é a síndrome gripal mais comum neste período. Muitos pais ainda deixam de vacinar seus filhos, o que pressiona os leitos. A vacinação em dia é fundamental para conter a gravidade e evitar hospitalizações”.