No dia 20 de maio deste ano 2025, Bira, supercampeão jogando futebol, completaria 70 anos, se vivo fosse. Nasceu no dia 20 de maio de 1955 e faleceu em 14 de setembro de 2020, aos 65 anos.

Bira e Rodolfo Juarez, no intervalo do jogo Macapá x Guarany, no Estádio Glicerão, decisão do campeonato amapaense de 1974.
Ubiratan Silva do Espírito Santos, ou simplemente Bira, foi campeão amapaense pelo Esporte Clube Macapá em1974; campeão do Primeiro Copão da Amazônia em 1975, campeão paraense, pelo Paysandu, em 1976, tricampeão paraense pelo Clube do Remo em 1977, 1978 e 1979, ainda em 1979, transferiu-se para o Internacional de Porto Alegre onde foi campeão brasileiro invicto e, até hoje, o único time campeão invicto do Campeonato Brasileiro.
Em 1974, quando Bira chegou ao time principal do Macapá, juntamente com o irmão Assis (quarto-zageiro) e os outros dois irmão, Marco Antônio com a camisa 9 (comandante de ataque) e Haroldo Santos com a 5 (primeiro volante) eu, Rodolfo Juarez, era o técnico do Macapá e, devido as habilidades demonstradas pelo Bira, tinha que arrajar um lugar para ele no time, pois no meio do campo, com a 10, eu tinha o Aldemir França. Dei-lhe então a camisa 8 para jogar, pois na ponta direita tinha o Antusio (camisa 7) e, pela ponta esquerda tinha o jogador Canhoto, que já estava com a camisa 11.
O jogo final foi contra o Guarany Atlético Clube, que tinha como técnico o meu irmão Clodoaldo Juarez. O Bugre do Laguinho, como era chamado o Guarany, fez um excelente campeonato e chegou à final com o Esporte Clube Macapá, exatamente o time que eu comandava como técnico.
Ao final o Macapá veuceu o jogo por 3 x 2, com dois gols do Marco Antônio e um gol, exatamente do Bira. Esse jogo foi realizado no Estádio Glicério de Souza Marques, no dia 15 de dezembro de 1974, para um público superior a sete mil pessoas.
O time da final: Aluizio; Castelo, Albano, Assis e Jonas; Haroldo Santos e Aldemir França; Antúsio, Marco Antônio, Bira e Canhoto. O presidente era o professor Edésio Lobato, o médico era o Dr. Iacy Alcântara e o massagista era o Sacaca.