Começou o mês de junho, o sexta mês do ano de 2025 e, daqui a 120 dias, no dia 4 de outubro de 2025, começa o ano das eleições regionais e nacionais.
Nas eleições regionais os eleitores aptos a votar, escolherão entre os diversos candidatos, quem vai ser o governador e o vice-governador do Estado a partir de janeiro de 2027, quais os dois senadores e seus respectivos suplentes, que assumirão o cargo junto com os 8 deputados federais também escolhidos pelo eleitor apto e que comparecer para votar no dia 4 de outubro e que tomarão posse no primeiro dia de janeiro de 2027 e, ainda, os 24 deputados estaduais, para serem os seus fiscais na composição do orçamento público e nos gastos públicos do Executivo e da própria Assembleia Legislativa do Estado.
O voto no Brasil é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. Nas eleições deste ano, a votação em primeiro turno ocorrerá no dia 4 de outubro de 2026, e o segundo turno, se houver, em 25 de outubro de 2026.
Estão aptos a votar nas eleições de 2026 eleitores que apresentam situação regular perante a Justiça Eleitoral. Ou seja, que não têm pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto. Uma consulta ao site do Tribunal Regional Eleitoral ou ao site do Tribunal Superior Eleitoral pode informar, ao eleitor, se está ou não com pendências com a Justiça Eleitoral ou se está apto a votar.
Aquele que estiver completando 16 anos no dia das eleições, isto é, no dia 4 de outubro de 2026, poderá tirar o título de eleitor e votar, muito embora tenha ao seu dispor a prerrogativa de exercer o direito de não votar.
Para um brasileiro nato ou naturalizado concorrer a um cargo eletivo, é necessário: ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos, ser alfabetizado e filiado a um partido político. É preciso também ter idade mínima para o cargo pretendido, domicílio eleitoral na circunscrição e cumprir o alistamento militar obrigatório, quando se tratar de homem.
Para as eleições regionais de 2026 as idades mínimas para os cargos que estarão em disputa são: 30 anos, para os cargos de Governador e Vice-governador; 35 anos para Senador e seus respectivos suplentes; 21 anos para Deputado Federal e Deputado Estadual.
Para ser candidato a um dos cargos oferecidos nas eleições regionais é preciso ser filiado a um partido, mas não só isso, tem que se apresentar, perante ao partido ao qual é filiado, demostrar o seu interesse em ser candidato a um dos cargos oferecidos para escolha do eleitor, e ver o nome deferido na convenção do partido.
Na convenção partidária referida, na data escolhida pela direção do partido ao qual o candidato a candidato é filiado, ver seu nome aceito para a disputa do cargo escolhido, através da votação na forma selecionada pelos dirigentes do partido ao qual o pretendente é filiado.
Daí em diante deve o candidato acompanhar o registro da sua candidatura para disputar os votos no dia 4 de outubro de 2026, o primeiro domingo do mês, conforma manda a Constituição Federal e a legislação eleitoral. A campanha, com regras não tão óbvias, precisa ser executada com planejamento e zelo.
Independentemente do resultado da eleição, sendo ou não eleito para o cargo pretendido, o candidato precisa cuidar da prestação de contas, uma obrigatoriedade indelegável para considerar, na prática, o ciclo encerramento.