Os orgânicos se tornaram a principal atração na feira que atraiu milhares de consumidores e visitantes

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae do Amapá) realizou a “Feira de Produtos do Campo”, desta vez com uma novidade: área exclusiva dedicada à venda de alimentos orgânicos. O evento aconteceu no estacionamento do prédio sede da instituição em Macapá, nos dias 4 e 5 de julho.

Os produtos orgânicos foram os mais procurados pelos consumidores e os que tiveram o estoque zerado mais rápido (Foto: UMC/Sebrae/AP).

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Agronegócio e Indústria do Sebrae, Larissa Queiroz, a iniciativa reforçou o compromisso do Sebrae do Amapá com o desenvolvimento dos negócios do campo, bem como a aproximação entre quem produz e quem consome.

Para Larissa Queiroz, responsável pela ação, “a feira é uma oportunidade para dar visibilidade à produção rural do estado e fortalecer a economia local, promovendo alimentação mais saudável, sustentável e acessível. A chegada da feira de orgânicos amplia esse impacto”.

Produtores

Nesta edição reuniu 73 expositores de Macapá, Itaubal do Piririm, Porto Grande, Laranjal do Jari e Mazagão, sendo eles produtores rurais, produtores urbanos, empresários de plantas ornamentais e agroindústrias.

A feira reuniu empreendedores e consumidores em um ambiente voltado para valorização da agricultura familiar, promovendo a comercialização direta de produtos frescos, cultivados com responsabilidade e respeito à natureza.

 Orgânicos

Prioritariamente, dois grupos de produtores participaram da Feira de Produtos do Campo, com produção orgânica, aptos e que podem usar o termo orgânico nos produtos: um grupo OCS de Inajá/Itaubal/AP, da Associação de Moradores, Agricultores e Assentados do Inajá do Piririm (Amaip) e outro OCS de Macapá/AP, da Bio Verde Macapá, comercializando hortaliças em estande sinalizado e personalizado.

A Organização de Controle Social do Estado (OCS) é uma organização composta por famílias agricultoras, que realizam o controle social como forma de garantir a qualidade da produção orgânica, a partir da organização dos próprios agricultores.

A programação incluiu a venda de hortaliças, frutas, raízes, grãos, farinhas, compotas, plantas ornamentais e outros itens provenientes de áreas rurais, além de espaços para as agroindústrias, interação comunitária e valorização da cultura regional.

Parceiros

A Feira de Produtos do Campo é uma realização do Sebrae com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Governo Federal, e outros parceiros institucionais.