Rodolfo Juarez
80 ANOS DA ACIA
A ACIA, Associação Comercial e Industrial do Amapá, completa no próximo dia 24 de julho, 80 anos de fundação levando a todos o lema de que: “quem não luta por seus direitos, não é digno de tê-los”. É a mais antiga organização representativa dos interesses e direitos da classe empresarial do comércio, da indústria e do setor de serviços no Amapá.
PRIMEIRO CICLO
Os pioneiros responsáveis pela fundação e manutenção da Associação Comercial e Industrial do Amapá – ACIA, como os irmãos Houat, os irmãos Zagury, os empresários Izaac Menaem Alcolumbre, José Evangelista Pereira, Bernardino Sena, Rugatto Boettger, a Icomi – Indústria e Comércio de Minérios do Amapá, entre outros, prestaram e continuaram prestando grande serviço desde a fundação da ACIA, o chamado 1.º ciclo do desenvolvimento da organização.
LIMPEZA URBANA
Nos últimos 45 dias, o Governo do Amapá assumiu os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo no município de Oiapoque. A iniciativa foi considerada importante para garantir a saúde pública e o bem-estar da população, que enfrentava sérios problemas com o acúmulo de resíduos sólidos nas ruas e bairros da cidade. Durante o mês de junho foram retiradas 900 toneladas de lixo domiciliar da vias da cidade.
NOVAS ROTAS
O Governo do Amapá, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), lançou na sexta-feira, 18/07, o Programa Novas Rotas. A iniciativa visa posicionar estados com alto potencial turístico, mas ainda fora dos fluxos internacionais tradicionais, no mapa global do segmento, com foco em sustentabilidade, inovação e inteligência de dados.
MOBILIDADE URBANA
O Governo do Estado iniciou frente de obras de infraestrutura em Laranjal do Jari. O foco agora é a pavimentação de ruas e avenidas na sede do município. A ação integra o Plano de Parcerias entre o Estado e o Município e faz parte do pacote de investimentos que visa fortalecer a mobilidade urbana local e desenvolvimento regional de todo o sul do estado.
FRAUDE NO INSS
O governo federal editou medida provisória que abre crédito extraordinário ao Orçamento da União de R$ 3,3 bilhões para ressarcir os aposentados e pensionistas que tiveram descontos fraudulentos em seus benefícios do INSS. A MP 1.306/2025 foi publicada no Diário Oficial da União do dia 17/07 e tem efeito imediato.