O Governo do Estado investiu R$ 4,3 milhões na obra que, há muito, era esperada pelos macapaenses.

Foi entregue ontem, 24/07, pelo governo do Amapá à população, o Terminal Hidroviário Engenheiro Hercílio da Luz Mescouto, no píer 2, na orla do bairro Santa Inês, em Macapá. O governador Clécio Luis participou da cerimônia de inauguração de mais esse equipamento importante, principalmente para que chega e sai de Macapá por via fluvial.

O terminal Hidroviário Engenheiro Hercílio Mescouto é uma justa homenagem àquele que, vindo do Pará, contribuiu para o desenvolvimento da Engenharia no Amapá (Foto: GEA)

Com um investimento de R$ 4,3 milhões, provenientes do Tesouro Estadual, o terminal, há muito esperado, marca um salto de qualidade na infraestrutura de transporte fluvial na região. Foi anunciado como o primeiro de uma série em outros pontos do estado, privilegiando a mobilidade o embarque e desembarque de passageiros com segurança e tranquilidade, conforme o padrão de exigência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

 Padrão

Localizado em um dos principais cartões-postais de Macapá, na orla do bairro Santa Inês, o terminal conta com quatro bilheterias, sala de espera coberta, banheiros adaptados, passarela com 180 metros, área de cargas, vigilância e lanchonete. A obra tem projeção para movimentar até 90 mil passageiros por ano.

 Homenagem

O Engenheiro Hercílio da Luz Mescouto, natural de Bragança (PA), chegou ao território amapaense em 13 de maio de 1971. Deixou sua marca em importantes obras, como na construção do Quartel “Plácido de Castro” da Polícia Militar, do Pronto Socorro de Macapá (Hospital de Emergências), o 3º Pavimento do Hospital Geral de Macapá (Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima), 3º Pavimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), 12 casas do Banco do Brasil, além de contribuir em demais projetos.