Josiel Alcolumbre – Jornalista

A celebração dos 80 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial do Amapá – ACIA, realizada no dia 24 de julho, confirmou a importância do comércio em Macapá e a representação que tem no processo de contribuição tributária efetivada pelos empresários do comércio e a forma como o setor se moderniza, modernizando a economia contributiva para  a máquina do Estado e do Município de Macapá.

A celebração foi festiva e reuniu representantes de entidades parceiras, como federações e associações de ramos específicos, além de contar com a presença de autoridades e convidados.

O presidente da Federação do Comércio, uma das entidades mais pujantes do estado, Ladislao Monte, destacou que sua empresa é sócia da ACIA por mais de 30 anos e tem participado, ativamente, de discussões em defesa dos setores produtivos do estado.

O presidente da Fecomércio, Ladislau Monte, confirmou que “tem muito orgulho de fazer parte da história da ACIA, uma entidade que sempre esteve na linha de frente da defesa do setor produtivo amapaense. Celebrar seus 80 anos é reconhecer a força da iniciativa privada e a importância do associativismo para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, destacou Ladislao Monte.

Presentes, também, o governador do Estado, o professor Clécio Luís; o senador da República, Randolfe Rodrigues; o vice-governador, Antônio Teles Jr. e o deputado estadual Jack JK.

Na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá e de primeiro suplente de senador, estive presente e pude testemunhar a pujança do evento e o prestígio que a ACIA desperta, além de testemunhar o reconhecimento como entidade  mater de todas as demais entidades empresariais com endereço no Estado.

Para o presidente da ACIA, Márcio Bragança, a associação exerce papel fundamental na valorização da iniciativa privada em um cenário amplamente marcado pela forte atuação do poder público.