Isso acontece devido a programação festiva-religiosa de São Tiago e a comemoração dos 248 anos do evento.
O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu esta semana, em seu gabinete no Palácio do Setentrião uma comitiva da organização dos festejos de São Tiago, como parte da programação dos 248 anos e com os festejos programados para a Vila de Mazagão Velho, distrito administrativo do município de Mazagão.

Governador Clécio Luís recebeu a comitiva no Palácio do Setentrião (Fonte: Rodrigo Juarez e Fotos: Israel Cardoso/GEA).
O momento de fé e celebração cultural, com a recepção das imagens peregrinas de São Tiago e São Jorge, acompanhada pelo deputado estadual Rodolfo Vale, contou com Missa Solene no Salão Nobre e apresentações de Verônica dos Tambores, interpretando a dança histórica do “Vominê”, pelas pessoas que representam mouros e cristãos.
Para o governador “receber toda a comitiva de Mazagão Velho e as imagens de São Tiago e São Jorge é uma honra imensa. É mais um momento que marca um trabalho muito grande de valorização da cultura e da nossa história. Mazagão Velho nos ensina muito com a Festa de São Tiago, porque resistiu ao tempo, avançou, formou gerações culturalmente, isso é muito importante. O que antes ficava muito na mão só dos mais idosos, agora continua com respeito aos mais velhos, mas a juventude também toma conta”.
Durante a celebração, o governador anunciou que a sede do Governo do Estado será transferida para a Vila de Mazagão Velho, passando a funcionar novamente no Palácio Rio Mutuacá, onde serão tomadas as principais decisões e atos do executivo estadual, até o fim da festividade, conforme a programação oficial.
O momento de devoção e bênçãos, ao som das caixas do Marabaixo, faz parte da programação da Festa de São Tiago. No retorno, houve recepção da comitiva que, em romaria, seguiu até a igreja de Nossa Senhora da Assunção, onde a programação do dia foi considerada encerrada.
A celebração cultural e religiosa celebra 248 anos, é organizada pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago (ICFST) e pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Mazagão Velho, com apoio do Governo do Amapá e da Prefeitura de Mazagão.
Alexandre Queiroz, presidente do instituto, agradeceu afirmando: “quero agradecer por todo apoio e respeito que o governador Clécio Luís sempre tem com a história, a tradição e a toda comunidade de Mazagão Velho. Que a nossa parceria permaneça por muitos e muitos anos”.